LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DE PEDAGOGIA: entre os instrumentos e a formação
Leitura. Literatura. Letramento Literário. Cloze. Formação Docente.
Os baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de pesquisas e avaliações como o PISA (Programme for International Student Assessment), Retratos da Leitura no Brasil e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) levam-nos a refletir sobre o processo de formação leitora dos estudantes, futuros professores e professoras da Educação Básica, uma vez que são esses os profissionais responsáveis por promover a formação leitora dos estudantes que são submetidos aos processos avaliativos já mencionados. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é analisar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas do Curso de Pedagogia, tendo como objetivos específicos: identificar as características da narrativa ficcional e sua relação com a formação leitora, construir um instrumento para diagnóstico da compreensão leitora de narrativas ficcionais e identificar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas de um Curso de Pedagogia. Nesse sentido, para respondermos aos nossos objetivos, partimos de uma pesquisa de métodos mistos, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, orientando-nos pela seguinte questão: Como se encontra o nível de compreensão leitora literária dos alunos e alunas do Curso de Pedagogia? Adotamos um referencial teórico ancorado em autores como: Azevedo (2002 e 2007), Colomer (2007), Pontes (2012) e Pontes e Azevedo (2013) para discutir sobre formação leitora, Bettelheim (2012), Eco (1986, 1994 e 2003), Lajolo (1994) e Zilberman (2003) para debatermos sobre leitura literária, Cosson (2009) para letramento literário, Freire (2001, 2009 e 2011) para argumentarmos sobre formação de professores e Gil (2016), Marconi e Lakatos (2003) e Richardson (2017) para estruturar o percurso metodológico. Os resultados mostram números inferiores ao estudo piloto realizado, respectivamente 231,71/500 e 312,94/500, o que indica uma baixa compreensão leitora literária dos alunos pesquisados.