POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS JOSÉ ARAÚJO DA SILVA

DISCENTE: CARLOS JOSÉ ARAÚJO DA SILVA
DATA: 13/08/2019
LOCAL: IFRN Campus Mossoró

APRENDENDO SOBRE O ECOSSITEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UEPS FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOB O ENFOQUE CTSA COM UMA TURMA DO 7º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ/RN.

CTSA. Ecossistema manguezal. Aprendizagem Significativa e UEPS

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa trata essencialmente de metodologias de ensino que possam formar cidadãos atuantes e preocupados com as causas socioambientais. Apresenta discussões relacionadas às questões do processo de degradação do ecossistema manguezal, pois ao analisar o contexto histórico do ensino de ciências percebe-se que ocorreram mudanças importantes para que se alcance o sucesso escolar. No entanto, no século vigente percebe-se que as aulas de ciências ainda precisam propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, passando a formar um cidadão capaz de criticar e propor soluções mediante aos problemas ambientais. Todavia, ainda se nota um ensino dentro de uma perspectiva conteudista, objetivando a memorização ocasionando um distanciamento entre o discente bem como o da própria ciência. Como saída para esse cenário, torna-se necessário que o docente busque novas estratégias que possam problematizar situações do cotidiano dos estudantes estimulando-os a buscarem resoluções para esses problemas. Assim, objetivou-se avaliar a relevância didática da aplicação da UEPS sob abordagem CTSA no ensino do ecossistema manguezal com estudantes do ensino fundamental do 7º ano em uma escola pública no Município de Guamaré/RN. Quanto ao delineamento metodológico a pesquisa é de natureza qualitativa com viés de uma intervenção pedagógica. Assim, primeiramente visitou-se a escola, em seguida aplicou-se o pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos discentes, após isso se elaborou uma UEPS sob a abordagem CTSA, uma vez que a UEPS proposta por Moreira (2011) é fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (1964, 2000), que conceitua o conhecimento prévio como a variável que mais influencia o processo de aprendizagem, ou seja, A utilização dessa sequência de ensino à luz, da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, desse modo aplicou-se a UEPS e por fim será aplicado o pós-teste. Notou-se que a intervenção didática apresentou resultados significativos, pois ao analisar os dados é possível notar que houve um avanço na contextualização das ideias para combater os problemas ambientais no manguezal ocasionados pela ação antrópica como descarte indevido de lixo, construção de viveiros de camarão dentre outros, evidenciando a relevância da abordagem CTSA nas aulas de ciências ao se apresentar questões pertinentes a Educação Ambiental. Com isso, a UEPS pode contribuir significativamente para a conservação do ecossistema manguezal, pois a cada desafio lançado ao discente, se buscou resoluções para os problemas socioambientais que atingem esse ambiente, passando a adquirir uma formação em ciências para a cidadania.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN