POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE EDUARDO NOBRE MAIA

DISCENTE: JOSE EDUARDO NOBRE MAIA
DATA: 07/08/2019
LOCAL: Sala do POSENSINO (UERN)

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE CEARENSE: CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL.

Tempo integral; educação integral; ensino médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa é fruto do processo até então percorrido no Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (POSENSINO), associação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente em andamento, esta investigação pretende realizar uma análise sobre a reconstrução curricular da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si, concreto e imprevisível. O objetivo geral do estudo é: analisar os desafios e possibilidades para a construção de uma escola em tempo integral através da construção do ensino médio integrado na rede pública de ensino do Ceará. Os objetivos específicos são: a) Discutir as especificidades da proposta do ensino com base nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e o processo de estruturação curricular; b) Avaliar as contribuições e resultados do processo de construção da EEMTI em uma escola estadual já estabelecida pelo programa; e c) Analisar as repercussões da construção da EEMTI sob a perspectiva dos gestores e professores, para a compreensão dos desdobramentos no processo de ensino e os processos de ressignificação. Assim, nosso escopo teórico-metodológico é da base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Nossa pesquisa utiliza uma perspectiva qualitativa com três abordagens de construção de dados: análise documental, observações in loco e entrevista semiestruturada; e uma abordagem quantitativa, a partir de uma análise mais atenciosa aos resultados numéricos da proposta. Essa organização metodológica se dá por iniciarmos nosso trabalho analisando o contexto da produção de texto, uma vez que o texto político representa a política. É por intermédio desses textos que a própria política é apresentada à comunidade escolar, e através deles o docente realiza a política na prática, ressignificando o que aplicar ou não aplicar, a depender do contexto, utilizando o texto como referência para o currículo escolar. Nesta empreitada, produzimos contribuições ao campo das discussões curriculares a partir de uma visão teórica pós-estruturalista. Procuramos compreender o campo das ressignificações docentes, por meio das atuações políticas realizadas no fazer, que se expressam como práticas de poder ligadas a ciclos de políticas que se intercomunicam e disputam entre si formações de significados.

Interno - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN