Banca de QUALIFICAÇÃO: HELYAB MAGDIEL ALVES LUCENA

DATA: 23/07/2019
LOCAL: Sala de Projeções II do IFRN, Unidade Mossoró

O GÊNERO TEXTUAL MEME: LEITURA, COMPREENSÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO

Meme. Gênero Textual. Leitura. Compreensão. Letramento Literário.

ÁREA: Educação

Comumente replicados e compartilhados nos espaços da web para as diversas práticas de interação e comunicação entre os sujeitos, os memes têm se mostrado significativo tema a ser investigado em razão do potencial semântico e cultural que integram. Assim, dada a sua natureza híbrida, dinâmica, intertextual e interdisciplinar esses gêneros textuais caracterizam o nosso cotidiano ao evidenciarem proposições diversas, seja sob a forma de humor, apelação e ironia à denúncia social, requerendo dos indivíduos que os lêem capacidades para compreender os significados (re) produzidos nessas tessituras. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como o gênero textual meme pode contribuir para o desenvolvimento do letramento literário de alunos de um curso de formação de professores em uma instituição de ensino superior pública na cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Quanto aos autores que embasam o nosso primeiro capítulo, nos fundamentamos em Pontes (2012), Silva (2005) e Soares (2008), que versam, respectivamente, sobre o conceito de leitura e do sujeito leitor, as concepções de leitura e as práticas de leitura; Marcuschi (2010; 2011), que escreve acerca dos gêneros textuais e da emergência desses gêneros no contexto das tecnologias digitais; Rojo (2012) e Rojo e Moura (2013), que apontam a respeito dos multiletramentos e dos multiletramentos na escola; Teresa Colomer (2003), Balça (2013), Cosson (2006) e Zappone (2007), que estudam, nessa ordem, a respeito da formação do leitor literário, a leitura de literatura e o letramento literário; e Souza (2013) e Martino (2015), entre outros autores, que abordam o meme. No que diz respeito à metodologia, a abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza explicativa, tendo como estratégia sistemática a pesquisa-ação (RICHARDSON, 2017), a qual será executada sob a forma de Oficinas de Letramento (CABRAL, 2016; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014). Como técnica de coleta de dados e de análise de dados utilizaremos, respectivamente, da pesquisa bibliográfica (GIL, 2006; 2010), dos instrumentos pré-teste e questionário (RICHARDSON, 2017) e da análise temática de conteúdo (GOMES, 2012; BARDIN, 2011), partindo da característica metodológica inferência (BARDIN, 2011). No que tange aos resultados ainda não é possível apresentá-los, tendo em vista que a pesquisa não foi realizada.

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMAO MARTINS - UNILAB
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA