FORMAÇÃO DOCENTE LEITORA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Formação docente. Formação leitora. Leitura. Literatura.
A leitura possibilita ao homem desenvolver-se integralmente, é uma atividade que proporciona interação, aprendizagem, ampliação de descobertas e novos conhecimentos. Desse modo, ao ser utilizada em ambiente educativo a leitura deve ser fomentada com a intenção de conceber leitores, e para isso é importante haver a presença de professores que favoreçam saberes essenciais para a viabilização de uma pratica docente pautada no comprometimento e na responsabilidade em desenvolver leitores. É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como acontece a formação docente leitora dos graduandos do Curso de Pedagogia em uma universidade pública situada no município de Mossoró/RN para atuarem como futuros professores formadores de leitores. A abordagem da investigação é qualitativa, caracterizada sob a forma de estudo de caso. Para isso, utilizaremos de alguns documentos que regem o Curso em menção e aplicaremos aos sujeitos da pesquisa os instrumentos questionário e entrevista para compor o corpus da análise dos dados. Ademais, faz-se necessário compreender e utilizar dos estudos teóricos acerca da formação e dos saberes docentes (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012; VEIGA, 2010; GHIRALDELLI JUNIOR, 2015) e da leitura (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). No que tange à formação leitora e a literatura, embasamo-nos em Azevedo (2004), Lajolo (1993), Sardinha 2007), Fernandes (2007), Pontes (2012) e Silva (1985; 2004). Quanto ao método estudo de caso, nos fundamentamos em Yin (2016), Martins (2006) e Gil (2002; 2008). Até o presente momento, a pesquisa encontra-se em processo de construção, não sendo possível apresentar resultados.