Banca de DEFESA: ANA RAFAELLA ALVES PEREIRA

DISCENTE: ANA RAFAELLA ALVES PEREIRA
DATA: 03/07/2019
LOCAL: sala de videoconferência do IFRN

ESTUDO DO TÓPICO DISCURSIVO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA PARA O ENSINO

Tópico discursivo; gênero oral; debate; argumentação.

ÁREA: Educação

O estudo do tópico discursivo nos fez compreender que ele é um elemento estruturador da conversação, sobre o qual os interlocutores interagem, mantendo, mudando ou retomando o mesmo assunto de que se fala (FÁVERO, 1999). Com isso centramos nossa pesquisa no estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa para o ensino, e escolhemos o projeto Polêmicas em debate para ser o universo deste trabalho. Esse projeto é desenvolvido em uma escola pública federal no Piauí, e tem como objetivo debater temas polêmicos que circulam na sociedade. Assim utilizam o debate de fundo controverso para viabilizar os argumentos e a defesa do ponto de vista dos participantes. Logo, acreditamos ser possível realizar o ensino do tópico como estratégia argumentativa a partir do gênero debate nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nosso objetivo é investigar como se dão as estratégias argumentativas no debate de fundo controverso realizado no projeto Polêmicas em Debate, considerando o desvio e a manutenção do tópico discursivo. Por isso, relacionaremos os estudos do tópico discursivo e do gênero debate com as teorias da argumentação. Na intenção de alcançar esse objetivo, nos amparamos em Jubran (1993), Pinheiro (2012) e Cavalcante (2012) para estudar o tópico discursivo; em Bakhtin (1997), Marcuschi (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) para abordar a oralidade e os gêneros orais; em Perelman; Tyteca (2017), Koch e Elias (2016) para tratar sobre a argumentação. Partimos do pressuposto de que o trabalho com o tópico discursivo, enquanto estratégia argumentativa, pode se constituir como meio para o ensino sistematizado da oralidade, possibilitando o domínio desta categoria no momento da produção de gêneros argumentativos, como o debate. Como objetivos específicos buscamos identificar como o desvio do tópico discursivo pode se configurar como estratégia argumentativa de proteção de face dos participantes do debate; e analisar como a manutenção do tópico discursivo pode ser um meio de fortalecer os argumentos apresentados pelos debatedores. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso embasando-nos em Prodanov (2013), Yin (2001) e Gil (2008), e como percurso metodológico para o alcance de nossos objetivos, analisamos as transcrições de dois vídeos dos debates que foram gravados durante o Projeto Polêmicas em debate no ano de 2017 a partir dos procedimentos elencados na metodologia. Os resultados da análise mostraram que ao defender sua tese os debatedores utilizam manutenção do tópico discursivo como estratégia de fortalecer os argumentos apresentados pelos debatedores e o desvio do tópico como estratégia de proteção de face.

Presidente - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ RIBAMAR LOPES BATISTA JÚNIOR - UFPI