PERCURSOS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EM MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE EGRESSOS DA LICENCIATURA MÚSICA DA UERN
Egressos, licenciatura em música, inserção profissional.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de Licenciatura em música da UERN, para tanto, tenho como objetivos específicos: caracterizar a primeira inserção profissional dos egressos da Licenciatura em Música da UERN; desvelar a trajetória de inserção desses egressos e identificar os percursos de inserção percorridos por eles. A pesquisa surge a partir da seguinte problemática: na passagem entre o estado inicial e o estado final de inserção profissional, em que percursos de inserção estiveram os Egressos do Curso de Licenciatura em Música da UERN? O estudo tem como base os trabalhos de Alves (2003;2007;2009), Rocha-de-Oliveira (2012), Vincens (1981) e Verniéres (1997) que discutem sobre o conceito de inserção profissional, Dazzani e Lordelo (2012) que discutem a importância da realização de estudos sobre egressos e Gomes (2016) que estudou sobre a inserção profissional de egressos em música. O método de pesquisa utilizado será o da pesquisa quantitativa através de um survey. Serão aplicados questionários online com os egressos do curso de licenciatura em música da UERN através da ferramenta de pesquisa SurveyMonkey. A população desta pesquisa será composta por egressos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, formados entre os anos 2008 e 2018.