Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÁRIO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ROMÁRIO PEREIRA DA SILVA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Sala de Projeção IV IFRN

Da formação inicial à atuação na Educação Básica: Saberes Docentes de ex-bolsistas do PIBID/Música da UERN

Saberes docentes; Educação musical; PIBID; Prática pedagógico-musical.

ÁREA: Educação

O processo que envolve a formação inicial do professor é caracterizado por mobilizar saberes que norteiam e conduzem as atividades da prática docente. Com isso, elencamos como o objetivo geral compreender os saberes docentes dos ex-bolsistas do PIBID/Música da UERN e sua relação com a formação inicial e a atuação na Educação Básica. Nesse sentido, para alcançarmos esse objetivo, iremos: discutir a formação inicial no curso de Licenciatura em Música da UERN; investigar a fonte dos saberes docentes dos ex-bolsistas; e identificar quais saberes estão presentes na atuação dos ex-bolsistas no contexto escolar. Na revisão de literatura, apresentamos alguns pensadores que abordam a temática sobre os saberes docentes na área da educação e na educação musical. A fundamentação teórica, que aborda perspectivas e conceitos norteadores para o trabalho dica situada nas pesquisas de Tardif (2013). Nos aspectos metodológicos, escolhemos uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso afim de elucidamos os questionamentos desta pesquisa. Em suma, esta pesquisa discute sobre os saberes docentes na formação inicial à atuação na Educação Básica.

Presidente - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN