POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOAO BATISTA NEVES FERREIRA

DISCENTE: JOAO BATISTA NEVES FERREIRA
DATA: 07/06/2019
LOCAL: IFRN, Campus Mossoró

Letramento visual no ensino de Libras: uma análise de elementos multimodais utilizados por alunos surdos em Apodi -RN

Alunos surdos; Libras; Letramento Visual; Elementos multimodais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A seguinte pesquisa consiste na análise do letramento visual por alunos surdos em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte, que enfrenta grandes desafios para oferecer metodologias específicas de ensino para o processo de aprendizagem da Libras, ancorada no conceito de letramento visual para explicar novas práticas de ensino em Libras. Esses alunos identificam a imagem visual, detalhada e perceptivamente, principalmente quando analisamos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1). Pensando-se em uma proposta visual experimental na sala de aula, propomo-nos a descrever como ocorre o letramento visual de surdos no processo de ensino-aprendizagem da Libras, considerando os elementos multimodais e o material didático utilizado. Embasamo-nos nas discussões sobre os elementos multimodais de (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; ROJO, 2012 GNL, 1996), letramento visual (OLIVEIRA, 2006; LEBEDEFF, 2004; 2005; 2010; ROCHA, 2008; DONDIS, 2007; SANTAELLA, 2012), e material didático (SOLANGE, 2010; GESSER, 2012) e ensino aprendizagem da Libras como L1 (FELIPE, 1988; 1992; BRITO,1993; FERNANDES, 1994 e QUADROS, 1997). A metodologia, de cunho exploratório, consistiu na preparação de aulas, as quais atentamo-nos à observação e ao registro de 8 (oito) encontros nas aulas de Libras numa turma de AEE, no município de Apodi-RN, e à análise do material didático no ensino de Libras para os alunos surdos. Dentre os instrumentos metodológicos, aplicamos questionários ao professor e aos alunos da turma, os quais também serviram de corpus. Os resultados demonstram a preocupação com metodologias que envolvam a realidade do aluno para as novas aprendizagens, que vão desde o conhecimento da língua de sinais até mesmo práticas sociais em outros ambientes para além da escola. Dessa forma, apresentamos como metodologias algumas estratégias visuais por meio da análise das discussões a cerca dos elementos multimodais, e os resultados do contexto escolar experiencial de letramento do qual os alunos surdos aprenderam, naturalmente, as propostas de ensino de Libras amparadas pelo letramento visual.

Externo à Instituição - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES - UFPB
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Externo à Instituição - MOISES BATISTA DA SILVA - UERN
Presidente - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO