Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILIANE NOGUEIRA SANTIAGO

DISCENTE: LEILIANE NOGUEIRA SANTIAGO
DATA: 05/06/2019
LOCAL: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas /RN

LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS A PARTIR DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS INSTITUCIONAIS

Letramento Crítico Multimodal, Anúncios Publicitários Institucionais, Livro Didático de Língua Portuguesa, WhatsApp

ÁREA: Educação

Novas aprendizagens emergem, no contexto atual, ao passo que são necessárias diferentes competências que favoreçam a compreensão leitora de textos tanto impressos quanto aqueles divulgados e produzidos nas mídias audiovisuais e digitais. Desses conhecimentos, destaca-se, nesta pesquisa, a relevância de uma percepção crítica por parte do aluno diante de textos que imbricam diversos recursos multimodais na construção de seus sentidos. Diante disso, revela-se a importância do desenvolvimento de uma prática de Letramento Crítico Multimodal (LCM) no ensino que prepare o educando para as exigências decorrentes da interpretação de uma variedade de gêneros textuais que o cerca em seu cotidiano, cujo foco, neste estudo, volta-se para os anúncios publicitários institucionais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o LCM de alunos do Ensino Médio a partir de anúncios publicitários institucionais, considerando os exercícios trazidos pelo livro didático de língua portuguesa (LDLP) sobre esse gênero e os posicionamentos expressos pelos discentes em uma atividade de intervenção, via WhatsApp. Para o atendimento desse objetivo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através de uma análise documental do LDLP e de uma posterior pesquisa-ação, na qual será estimulada a discussão, via aplicativo WhatsApp, acerca dos anúncios publicitários institucionais selecionados nesse material didático. Empregamos como contribuições teóricas para a pesquisa as postulações de New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2015), Jewitt (2008) Rojo (2012), Dionísio (2014), Kress (2003, 2010) e Kress e Van Leuween ([1996], 2006), que fundamentam as noções de multiletramentos e multimodalidade. No embasamento necessário à noção de letramento crítico, utilizamos o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), assim como as considerações de Janks (2012, 2016), Freire (1981, 1987, 1989, 1996), Street (2014) e Silva (2016). Recorremos ainda às colaborações de Dudeney et all (2016) e Araújo e Pinheiro (2014) acerca do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, essa investigação discorre sobre a importância de se perceber a criticidade dos alunos e de se propor no ensino práticas de desenvolvimento de um Letramento Crítico Multimodal, oferecendo possibilidades de novas aprendizagens, ou ainda, fortalecendo as potencialidades que eles já possuem.

Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - KENNEDY CABRAL NOBRE - UNILAB