LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS A PARTIR DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS INSTITUCIONAIS
Letramento Crítico Multimodal, Anúncios Publicitários Institucionais, Livro Didático de Língua Portuguesa, WhatsApp
Novas aprendizagens emergem, no contexto atual, ao passo que são necessárias diferentes competências que favoreçam a compreensão leitora de textos tanto impressos quanto aqueles divulgados e produzidos nas mídias audiovisuais e digitais. Desses conhecimentos, destaca-se, nesta pesquisa, a relevância de uma percepção crítica por parte do aluno diante de textos que imbricam diversos recursos multimodais na construção de seus sentidos. Diante disso, revela-se a importância do desenvolvimento de uma prática de Letramento Crítico Multimodal (LCM) no ensino que prepare o educando para as exigências decorrentes da interpretação de uma variedade de gêneros textuais que o cerca em seu cotidiano, cujo foco, neste estudo, volta-se para os anúncios publicitários institucionais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o LCM de alunos do Ensino Médio a partir de anúncios publicitários institucionais, considerando os exercícios trazidos pelo livro didático de língua portuguesa (LDLP) sobre esse gênero e os posicionamentos expressos pelos discentes em uma atividade de intervenção, via WhatsApp. Para o atendimento desse objetivo, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através de uma análise documental do LDLP e de uma posterior pesquisa-ação, na qual será estimulada a discussão, via aplicativo WhatsApp, acerca dos anúncios publicitários institucionais selecionados nesse material didático. Empregamos como contribuições teóricas para a pesquisa as postulações de New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2015), Jewitt (2008) Rojo (2012), Dionísio (2014), Kress (2003, 2010) e Kress e Van Leuween ([1996], 2006), que fundamentam as noções de multiletramentos e multimodalidade. No embasamento necessário à noção de letramento crítico, utilizamos o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), assim como as considerações de Janks (2012, 2016), Freire (1981, 1987, 1989, 1996), Street (2014) e Silva (2016). Recorremos ainda às colaborações de Dudeney et all (2016) e Araújo e Pinheiro (2014) acerca do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, essa investigação discorre sobre a importância de se perceber a criticidade dos alunos e de se propor no ensino práticas de desenvolvimento de um Letramento Crítico Multimodal, oferecendo possibilidades de novas aprendizagens, ou ainda, fortalecendo as potencialidades que eles já possuem.