Banca de DEFESA: ELIEL MORAES DA SILVA

DISCENTE: ELIEL MORAES DA SILVA
DATA: 11/06/2019
LOCAL: Sala 22, PROPPG, UFERSA

SOBRE ENSINAR MATEMÁTICA: O QUE APONTAM EM SUAS NARRATIVAS DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO?

Ensino de matemática. Narrativas (auto)biográficas. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

A dissertação focaliza apontamentos das experiências de docentes de matemática que atuam no Ensino Médio. O objetivo primordial é identificar, nas narrativas (auto)biográficas dos docentes, concepções, metodologias e práticas de ensino de matemática no Ensino Médio. O que contam docentes de matemática sobre suas experiências de ensino? Esse questionamento orienta o percurso metodológico que tem na Pesquisa (Auto)biográfica em Educação seus pressupostos. O corpus utilizado para análise constitui-se de cinco narrativas orais e, posteriormente, transcritas. Participam cinco docentes de matemática que lecionam em escolas públicas, sendo três que integram o quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e dois lotados na Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Os achados empíricos foram recolhidos ao longo do ano de 2018, por meio da realização de entrevistas narrativas sugeridas por Jovchelovicth e Bauer (2002). As narrativas (auto)biográficas permitiram aos professores de matemática, por um lado, revisitar suas concepções e metodologias de ensino e, por outro lado, possibilitou um retornar a si mesmos e, consequentemente, refletir  as diferentes motivações que inferiram na escolha profissional pela Licenciatura em Matemática. Como resultados, destacamos: a existência de motivações intrínsecas (subjetividade) e extrinsecas (socioeconômicas) para a escolha da docência em matemática; sentimentos de isolamento pedagógico, na medida em que existem poucos espaços de trocas, diálogos e escutas entre os professores, dentro das escolas; Os professores percebem a docência como um ato político e de cidadania, logo, depreendem suas práticas como formadoras de sujeitos sociais, daí a necessidade de uma maior atenção na formação inicial e continuada dos professores de matemática.

Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN