POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINALDO RITA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINALDO RITA DA SILVA
DATA: 03/06/2019
LOCAL: UERN - Campus Central

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Educação étnico-racial. Movimento Negro. Racismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Tomando-se por base a social democracia brasileira formalmente alicerçada na igualdade de condições de cidadania aos diferentes grupos étnico-raciais e, na contracorrente, as práticas sociodiscursivas cotidianas de inferiorização da população negra, este estudo se propôs a analisar a implementação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana para a educação das relações étnico-raciais positivas na Escola Pública no Brasil. Trata-se de uma investigação com abordagem de natureza qualitativa que se baseia em análise documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos preceitos da Lei 10.639, deu-se a discussão acerca da questão racial e do protagonismo social do Negro na sociedade brasileira, bem como uma investigação das práticas pedagógicas e da percepção de ação afirmativa e da educação étnico-racial dos professores de duas escolas públicas de Ensino Médio, em Mossoró-RN. Na persecução do objetivo proposto, o referencial teórico tem esteio em Moura (1994), Gomes (2004), Munanga (1986, 2004), Schwarcz (1993, 2013).

Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS