IMPLICAÇÕES DA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS DE 1990 NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Reforma da Educação Profissional. Cursos Técnicos. Trabalho. Educação Profissional no CEFET/RN.
A década de 1990 foi cenário de grandes mudanças na educação brasileira, resultantes das transformações econômicas, sociais e políticas em esfera nacional e internacional. No que concerne à Educação Profissional, as reestruturações ocorridas pretendiam adequá-la às inovações tecnológicas e às demandas do mercado. Nessa conjuntura, as novas metas elegidas à educação estão centradas na redefinição do papel do Estado, ocasionando na diminuição dos gastos sociais e para flexibilização do sistema educacional. Sob a responsabilidade dos organismos multilaterais, uma vasta documentação é organizada, com o objetivo de fomentar mudanças significativas nas políticas educacionais. Considerando que a reforma da Educação Profissional teve forte influência na definição da identidade dos CEFET, provocando uma série de transformações curriculares, estruturais, pedagógicas e de gestão nessas instituições, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos trazidos pela reforma da Educação Profissional no CEFET/RN. A metodologia é de cunho qualitativo e se desenvolve em três etapas: Na primeira, realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gil (2002). Na segunda etapa, realizamos a pesquisa documental (MARCONI E LAKATOS, 2010) em que utilizamos a legislação nacional (Decreto n° 2.208/1997, Portaria n° 646/1997, Parecer CNE/CEB nº 16/1999, Resolução n° 02/1997, Parecer CNE/CEB nº 17/1997) e do CEFET/RN (Projeto Político-Pedagógico, Regimento Interno do CEFET, Relatórios de Gestão). Na pesquisa de campo, buscaremos as fontes orais por meio de entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2011), as quais ocorrerão com ex-gestores do CEFET/RN e equipe pedagógica. A análise e interpretação dos dados obtidos estão fundamentados pela abordagem qualitativa (YIN 2016; GOMES 2012).