Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA GUEDES MIRANDA DANTAS

DISCENTE: SABRINA GUEDES MIRANDA DANTAS
DATA: 31/05/2019
LOCAL: Sala 15 - IFRN/Mossoró

A ESCRITA COLABORATIVA NO GOOGLE DOCS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ensino. Língua Inglesa. Escrita Colaborativa Online. Intervenção Pedagógica. Tecnologia.

ÁREA: Educação

A prática da escrita em Língua Inglesa no espaço do Ensino Médio das escolas públicas está, muitas vezes, restrita a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais. Nesse sentido, buscamos desenvolver uma intervenção pedagógica de ensino de Língua Inglesa através da Escrita Colaborativa no Google Docs para a mobilização de práticas de linguagem no universo digital com alunos de curso Técnico de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A Escrita Colaborativa Online no Google Docs (YIM; WARSCHAUER, 2017; KESSLER; BIKOWSKI; BOGGS, 2012) é uma abordagem fundamentada no conceito de Escrita Colaborativa (ALLEN, et al. 1987) com características próprias (FUNG, 2006; 2010) fomentadas pela interação dos indivíduos e que está vinculada à aprendizagem colaborativa (SMITH; MACGREGOR, 1992; LIN, 2014) e à Teoria Sociocultural de Vygotsky (LANTOLF; THORNE, 2007). A Intervenção Pedagógica (DAMIANI et al., 2013) enquanto método de pesquisa se realiza através do método e da avaliação da intervenção. O primeiro é constituído pela proposta de ensino, que no nosso caso foi planejada de acordo com a Teoria de Escrita Processual Cognitiva (FLOWER; HAYES, 1981) e alinhada a Competência 7 e suas habilidades regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular, em que os alunos do segundo ano construirão um texto do gênero factual recount, no Google Docs, ao longo de três Seções Colaborativas. Já avaliação da intervenção dar-se-á pela triangulação dos dados provenientes das interações dos alunos ao utilizarem as ferramentas de chat e dos comentários do Google Docs, as respostas dos questionários aplicados antes e depois da Intervenção, as notas de campo do professor e entrevistas realizadas com grupos de colaboração. Portanto, em face das mudanças organizacionais que o Ensino Médio enfrentará, da constante e veloz evolução tecnológica e da compreensão de que o professor é também um pesquisador, acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir com a proposição de alternativas que viabilizam a concretização de práticas de ensino de LI.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS