Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE RAIANY FERNANDES SOARES

DISCENTE: ALINE RAIANY FERNANDES SOARES
DATA: 29/05/2019
LOCAL: UERN- Campus Central

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS EM UMA ESCOLA DE CARAÚBAS/RN

Diversidade Cultural; ensino; relações étnico-raciais.

ÁREA: Educação

A proposta da dissertação é apresentar a pesquisa a ser desenvolvida junto a uma escola municipal, localizada na cidade de Caraúbas, Rio Grande do Norte/RN, a qual versará sobre a diversidade na educação a partir do ensino das relações étnico-raciais, mais especificamente sobre o ensino das culturas indígena, africana e afro-brasileira. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral: analisar como os professores (as) de uma escola municipal em Caraúbas/RN, no contexto da diversidade cultural, vêm abordando a cultura indígena, africana e afro-brasileira em sala de aula. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual, para obtenção de dados aplicaremos um questionário para caracterização dos sujeitos e esclarecimento de algumas ideias iniciais e, em seguida, realizaremos entrevistas semiestruturadas com professores (as) das séries iniciais do Ensino Fundamental. As discussões foram iniciadas a partir das compreensões de Geertz (2017), Santos (2006), Laraia (2006) sobre cultura, esta entendida como uma construção coletiva desenvolvida por meio das relações estabelecidas pelos sujeitos socialmente. Na sequência, discorremos sobre como, dentro das políticas educacionais, desde a Constituição de 88 até os dias atuais, a temática da diversidade foi abordada nas pastas dos governos no Brasil. Desse modo, percebemos como a presença do debate em torno da definição de políticas públicas que a abrangessem teve momentos de ascensão e de queda ao longo dos anos. Usamos autoras como Candau (2003) e Gomes para tecer algumas considerações a respeito do desafio das instituições de ensino em trabalhar a cultura indígena, africana e afro-brasileira numa vertente que permita a valorização e reconhecimento de negros (as) e indígenas. Apontamos também para um diálogo, fundamentado em Bourdieu (2003) e Freire (2011), que evidencia a via de mão dupla que é a escola: ambiente de reprodução cultural e do status quo; espaço capaz de contribuir para a transformação social.

Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
Interno - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN