FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE CIENCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA 13ª DIREC
Formação Docente, Ciências Naturais, Professor.
Com o aparecimento das novas tendências pedagógicas o professor passa a ser, não um depositante do conhecimento, mas sim um mediador. Com isso, o docente tem então novos desafios a ser enfrentados, com novas atribuições e novas exigências. Para tanto, a fim de se formar professores capacitados para atender essa demanda, houve então uma necessidade de se estudar a formação do formador. A partir disso teve um aumento no número de pesquisas e estudos, teses e dissertações que abordam esse tema. Com a pesquisa voltada para essa temática, sobre a formação inicial do professor, percebeu-se a necessidade de se estudar também a qualidade da formação continuada desses docentes, não somente a qualidade, mas a importância que esse profissional dava a sua formação, e a qualidade da formação em si oferecida a esses profissionais. No entanto, ainda é perceptível uma escassez na literatura de trabalhos com esse tema. Sendo assim, a proposição desta pesquisa teve origem no interesse em relação aos dilemas enfrentados pelos professores das disciplinas de Química, Física, Biologia, e Matemática. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e aplicação de questionários com os docentes da 13ª Direc. Com isso, almejou com esse estudo conhecer aspectos da formação inicial dos professores atuantes, bem como sua busca por uma formação continuada. Através de um levantamento feito para a elaboração deste trabalho observou que no período de 2008-2018 foram encontradas 20 publicações, entre tese dissertações e artigos, com essa temática, porém, esses números são pequenos se analisada a extensão do país e o período de tempo. Outro ponto a ser ressaltado na pesquisa foi a concepção que os próprios profissionais da área tem sobre a definição da formação docente, inicial e continuada, em que de uma forma geral houve uma divisão nas respostas, no qual, uma parte dos docentes afirmaram ter tido uma formação satisfatória, enquanto a outra parte relatou que ao ingressar no mercado de trabalho, tiveram dificuldades devido as lacunas que não foram preenchidas na graduação. Os levantamentos feitos pelos questionários aplicados analisam dados como tempo de atuação, formação acadêmica, nível de formação, disciplinas em que ministram aula, número de escolas que trabalham, municípios em que atuam e número de turmas que lecionam. Foi possível obter através da pesquisa, informações pertinentes, que geram uma boa expectativa com relação a prática profissional, além de proporcional ao docente uma melhor visão da sua profissão.