Letramentos digitais e ensino: uma análise a partir da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Letramentos digitais. Ensino. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Novos Estudos do Letramento. Tecnologias digitais.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os letramentos digitais contemplados na resolução de questões da Olimpíada Nacional em História do Brasil, explorando as habilidades e competências demandadas pelos alunos e a constituição de tais letramentos nesse processo. A olimpíada se configura como projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação, cuja proposta é trabalhar temas fundamentais ao estudo da história do Brasil, sob a ótica de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Por se tratar de uma atividade que possui a maioria de suas etapas online, pressupõe determinados letramentos digitais, os quais nos propomos a investigar diante da perspectiva teórica dos Novos Estudos do Letramento (Gee, 1990; Street, 1993 e 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 2000) e dos estudos que concernem aos Letramentos Digitais, como Dudeney et all (2016), Coscarelli (2003, 2016), Dias e Novais (2009), Pinheiro e Araujo (2012) e Pinheiro (2013). Para atingir ao objetivo proposto, elaboramos um estudo de caso-piloto (YIN, 1981;2015; GIL, 2012) a partir da resolução de questões da olimpíada e elencamos procedimentos metodológicos específicos, nos quais o registro das atividades será feito por meio de: a) gravação das telas dos computadores dos alunos durante a resolução de questões; b) gravação de protocolos verbais. A análise e a interpretação dos dados coletados estão permeadas pelo cunho de pesquisa exploratória Gil (2012) e abordagem qualitativa (MILES; HUBERMAN, 1994).