POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANNY AGNE DE FREITAS NEGOCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANNY AGNE DE FREITAS NEGOCIO
DATA: 24/05/2019
LOCAL: Sala de vídeo - IFRN (Mossoró)

Letramentos digitais e ensino: uma análise a partir da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Letramentos digitais. Ensino. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Novos Estudos do Letramento. Tecnologias digitais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os letramentos digitais contemplados na resolução de questões da Olimpíada Nacional em História do Brasil, explorando as habilidades e competências demandadas pelos alunos e a constituição de tais letramentos nesse processo. A olimpíada se configura como projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação, cuja proposta é trabalhar temas fundamentais ao estudo da história do Brasil, sob a ótica de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Por se tratar de uma atividade que possui a maioria de suas etapas online, pressupõe determinados letramentos digitais, os quais nos propomos a investigar diante da perspectiva teórica dos Novos Estudos do Letramento (Gee, 1990; Street, 1993 e 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 2000) e dos estudos que concernem aos Letramentos Digitais, como Dudeney et all (2016), Coscarelli (2003, 2016), Dias e Novais (2009), Pinheiro e Araujo (2012) e Pinheiro (2013). Para atingir ao objetivo proposto, elaboramos um estudo de caso-piloto (YIN, 1981;2015; GIL, 2012) a partir da resolução de questões da olimpíada e elencamos procedimentos metodológicos específicos, nos quais o registro das atividades será feito por meio de: a) gravação das telas dos computadores dos alunos durante a resolução de questões; b) gravação de protocolos verbais. A análise e a interpretação dos dados coletados estão permeadas pelo cunho de pesquisa exploratória Gil (2012) e abordagem qualitativa (MILES; HUBERMAN, 1994).

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - REGINA CLÁUDIA PINHEIRO - UECE
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Presidente - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO