POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZIANE DE SOUSA SAMPAIO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZIANE DE SOUSA SAMPAIO MENDES
DATA: 22/05/2019
HORA: 15:00
LOCAL: IFRN campos Mossoró
TÍTULO:

MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Ensino. Língua Inglesa. Aprendizagem por Design. Tecnologia Digital.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino da língua inglesa tem passado por modificações significativas para suprir as necessidades que surgiram com as mudanças referentes ao avanço das tecnologias e a globalização dos últimos anos. Com o intuito de abordar o ensino de língua inglesa por meio dos multiletramentos, que incorpora ao seu conceito tanto a multimodalidade como a multiculturalidade presentes nas mais diversas formas de interações sociais, nesta pesquisa apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na teoria dos multiletramentos e da aprendizagem por design (NLG, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). A proposta de ensino está estruturada de acordo com os processos de conhecimentos da aprendizagem por design contemplando oito atividades que fazem uso do aplicativo whatsapp como suporte de mediação entre seus participantes. Direcionada a alunos do primeiro ano do ensino médio, a proposta foi elaborada em consonância com as habilidades e competências regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular. A avaliação da intervenção se estabelece por meio da triangulação dos dados de uma avaliação diagnóstica quanto às práticas de multiletramentos, as interações realizadas no whatapp e os registros das atividades, levando em consideração as competências assistida, autônoma e colaborativa. Diante das exigências do mundo moderno quanto às práticas dos multiletramentos, acreditamos que a presente pesquisa possa contribuir para um ensino de língua inglesa que respeite a diversidade cultural e que capacite os alunos a utilizarem os recursos tecnológico em função da aprendizagem crítica e consciente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 02/05/2019 17:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03