ENSINO RELIGIOSO, DIVERSIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Uma análise das escolas públicas da rede Municipal de Apodi-RN
Ensino Religioso. Diversidade cultural religiosa. Religiões afro-brasileiras.
O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo analisar como o Ensino Religioso aborda a diversidade cultural nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Apodi-RN, buscando observar qual papel atribuído as religiões afro-brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, adotamos uma metodologia com abordagem qualitativa, usando a pesquisa documental e o uso de entrevistas como técnicas metodológicas. Adotamos o modelo de entrevistas semiestruturadas, na ocasião serão entrevistados os professores e professoras que ministram a disciplina ER nas escolas de rede municipal de Apodi. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos sobre a sociedade heterogênea e multicultural de Candau (2008); Munanga (2005). A construção dessa pesquisa nos permitirá compreender como a escola, em especial o ER, trata a pluralidade e as diferenças culturais e religiosas da sociedade brasileira.