POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SÂMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES

DISCENTE: SÂMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES
DATA: 25/04/2019
LOCAL: Sala do 1º Período de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERN

ANÁLISE DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM

Planejamento. TIC’s. Taxionomia de Bloom. Ensino-aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A tecnologia alterou profundamente a forma como a sociedade vive e se desenvolve nas últimas décadas. As crianças, antes mesmo de falar, navegam na internet como meio de entretenimento e utilizam as tecnologias digitais. Os professores nesse cenário tecnológico, precisaram adaptar novas formas de ensinar, inserindo recursos e metodologias inovadoras com vistas a garantir o aprendizado do aluno. A didática sob esse ponto de vista, gera a necessidade de atualização constante do educador tomando o planejamento como guia das ações didáticas, para atingir objetivos educacionais predefinidos. A escola então, vem introduzindo os recursos tecnológicos (computador, televisão, lousa digital, mesas digitais, etc.) como meios potencializadores da aprendizagem e que auxiliam no processo de ensino. O objetivo desse trabalho é investigar como o planejamento pedagógico faz uso de recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino aprendizagem conforme os níveis de complexidade da Taxonomia de Bloom. Parte-se da seguinte questão problematizadora: De que maneira a inserção de recursos pedagógicos no planejamento contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades na educação básica? Para responder tal problemática, utiliza-se a abordagem metodológica de cunho qualitativo, tendo como fundamentações teóricas principais a taxionomia dos objetivos educacionais, também conhecida como Taxionomia de Bloom (1977), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (MEC, 2015), a didática (Libâneo,1994) e a utilização de recursos tecnológicos no ensino (MORAN, 2008). A pesquisa busca através da realidade local, contextualizar uma escola da educação básica do Município de Mossoró/RN, considerada como modelo na área de tecnologias educacionais, por ser uma instituição que possui um grande aparato tecnológico como: mesas digitais, robótica educacional, sala de informática, dentre outros. Os resultados apontam que a relação entre as capacidades e habilidades propostas pelo planejamento analisado, demonstram a interligação existente entre os princípios da Taxonomia dos objetivos educacionais, as competências da BNCC e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no planejamento. Dessa maneira, a integração consciente da tecnologia por parte do professor pode potencializar a conquista de capacidades e habilidades por parte dos alunos.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo ao Programa - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO