O DEBATE NA ESCOLA: ESTUDO DO TÓPICO DISCURSIVO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO PROJETO POLÊMICAS EM DEBATE
Gênero oral. Debate. Argumentação. Tópico discursivo
Este trabalho tem como foco os estudos sobre o debate, centrando no tópico discursivo como estratégia argumentativa. Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) definem o debate como um gênero de argumentação oral que se refere a um espaço de troca de conhecimento e ideias sobre um determinado tema. Por isso, relacionaremos os estudos do gênero oral mencionado com as teorias da argumentação. Nosso objetivo é investigar como se dão as estratégias argumentativas no debate de fundo controverso realizado no projeto Polêmicas em Debate, considerando o desvio e a manutenção do tópico discursivo. Na intenção de alcançar esse objetivo, nos amparamos em Bakhtin (1997), Marcuschi (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) para abordar a oralidade e os gêneros orais; em Perelman; Tyteca (2017), Koch e Elias (2016) para tratar sobre a argumentação; e em Jubran (1993), Pinheiro (2012) e Cavalcante (2012) para estudar o tópico discursivo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso embasando-nos em Prodanov (2013), Yin (2001) e Gil (2008), e como percurso metodológico para o alcance de nossos objetivos, analisamos as transcrições de dois vídeos dos debates que foram gravados durante o Projeto Polêmicas em debate no ano de 2017 a partir dos procedimentos elencados na metodologia.