DIAGNÓSTICO DO LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DE PEDAGOGIA: entre os instrumentos e a formação
Leitura. Literatura. Letramento Literário. Cloze. Formação Docente.
O presente trabalho tem por finalidade apresentar o texto de Dissertação em andamento de título “Diagnóstico do Letramento Literário de alunos e alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formação.” É nosso objetivo geral analisar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas do Curso de Pedagogia, tendo nossos objetivos específicos desdobrados em compreender sobre a formação leitora, entender os níveis de avaliação leitora do Brasil a partir dos dados de avaliação existentes, identificar as características da narrativa ficcional e sua relação com a formação leitora, construir um instrumento para diagnóstico da compreensão leitora de narrativas ficcionais e identificar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas de um Curso de Pedagogia. Nesse sentido, para respondermos aos nossos objetivos, partimos de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e de análise documental que vão de encontro a um percurso metodológico das definições de Yin (2001) sobre estudo de caso. Orientando-nos pela seguinte questão: Como se encontra o nível de compreensão leitora dos alunos e alunas do Curso de Pedagogia? Adotamos um referencial teórico ancorado em autores como: Azevedo (2002 e 2007), Bettelheim (2012), Colomer (2007), Cosson (2009), Eco (1986, 1994 e 2003), Ferreira (2002), Freire (2001, 2009 e 2011), Gil (1999), Lajolo (1994), Marconi e Lakatos (2003), Minayo (2001), Pontes (2012), Pontes e Azevedo (2013), Zilberman (2003), dentre outros. A construção dessa pesquisa nos permite compreender os aspectos que envolvem a leitura e a formação leitora, problematizando e refletindo sobre nosso papel enquanto professores e professoras da Educação Pública e seres que habitam socialmente.