POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AGÁPITO PEREIRA TÔRRES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGÁPITO PEREIRA TÔRRES NETO
DATA: 18/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: UFERSA - Campus Caraúbas
TÍTULO:

OS MULTILETRAMENTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO WAY TO GO! PARA O ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos, Livros Didáticos, Língua Inglesa, Ensino Médio


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais reguladores da educação brasileira que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem e orientam a produção dos livros didáticos para a escola pública no que se refere às teorias de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho de dissertação tem como objetivo analisar as propostas de atividades de leitura e produção de texto nos livros didáticos na perspectiva dos multiletramentos. A análise dos livros didáticos é considerada necessária e importante por que esse material está presente em todas as escolas do Brasil contribuindo (ou não) para um ensino de línguas eficaz e significativo. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos sobre multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996); Soares (1998); Kleiman (1995); Rojo (2009); Rojo, Moura (2012); sobre livros didáticos, Paiva (2015); PNLD 2018; com relação ao ensino de línguas, Moita Lopes (1996); Leffa (1988), Richards; Rogers (1993); a respeito de gêneros discursivos, Bakhtin (2011); Dionísio (2007); Marcuschi (2008). No que se refere aos documentos oficiais reguladores, o trabalho está fundamentado nas Orientações Curriculares Nacionais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Brasil (2000; 2002; 2006); e ainda sobre os desafios do ensino de língua inglesa, Brasil (1998, 1999); entre outros. A pesquisa documental está sendo feita nos livros didáticos da coleção Way to go! para o Ensino Médio que é composto de 3 volumes, esta coleção compôs o Guia do Livro Didático 2018 no qual a escolha do livro de língua inglesa para o Ensino Médio foi feita por professores de todo o Brasil. Os dados, em análise, vão mostrar como os livros didáticos contemplam a pedagogia dos multiletramentos por meio das atividades de leitura e produção de texto, possibilitando a formação humana integral dos alunos da rede pública de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SANDRA MARIA ARAUJO DIAS - UFPB
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 08/03/2019 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02