POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA DA SILVA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVANA DA SILVA NOGUEIRA
DATA: 21/03/2019
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN COM AUXÍLIO DE JOGOS MATEMÁTICOS ADAPTADOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Jogos adaptados. Surdos. Matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatório. A dissertação aqui apresentada, se associa as demais pesquisas que buscam contribuir e construir possibilidades de inclusão de surdos na escola regular com auxílio de jogos Matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. Tendo como objetivo, compreender se e como os jogos matemáticos adaptados podem contribuir na inclusão de alunos surdos em uma escola da rede pública de Mossoró/RN, na qual não há intérprete e o professor não se comunica em LIBRAS. Para alcançar nosso objetivo, optamos por um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e com metodologia de pesquisa-intervenção. Inicialmente, foi realizado um levantamento de documentos legais e bibliográfico de autores que já trabalharam a temática, entre eles, estão: Silva (1986); Andrade (2014); Strobel (2009); Lobato (2013); Kranz (2011) e Skliar (2016). Posteriormente, faremos a pesquisa intervenção, que contará com a participação de alunos surdos, ouvintes e a professora da disciplina de Matemática da escola supracitada. Esta parte da pesquisa se dará através de entrevistas semiestruturadas, observações das aulas e por último a intervenção, que será a aplicação do jogo matemático adaptado. Na investigação, partindo dos autores que compõem a fundamentação teórica vemos a trajetória histórica dos surdos, percorrida até adquirir os direitos que hoje possuem, entre eles a inclusão na escola regular. Garantidos por meio de leis, decretos e outros. Todavia, o que está posto nesses documentos ainda não acontece com eficácia, na prática. No que tange o ensino e aprendizagem da matemática para surdos, que é o foço de nossa pesquisa, percebemos através dos autores que é um campo ainda pouco explorado, pelo fato de existirem poucas pesquisas especificamente nesta área. A Matemática, por ser uma disciplina considerada complexa, especialmente para os surdos, necessita de estratégias, metodologias, e recursos de ensino que propiciem e estimulem o ensino, pois, a visualização é fator importante para o entendimento de conteúdos matemáticos, são exatamente os aspectos de criação, manipulação, execução e sentidos que tendem a ser mais aguçados nos sujeitos surdos, o que facilita a captação de conhecimentos. Desse modo, os jogos adaptados constituem uma ótima ferramenta de ensino e aprendizagem, por despertar o interesse, as relações sociais, a curiosidade e outros benefícios.

Externo ao Programa - 2996746 - MARIANA DE BRITO MAIA
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN