POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ROBERTA MENDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: PAULA ROBERTA MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 21/03/2019
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

FRACTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Geometria Fractal. Interdisciplinaridade. Formação de Professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Uma nova Teoria surgiu, a Teoria do Caos, e com ela uma nova Geometria, a Geometria Fractal. Tema desta pesquisa, que faz uma abordagem pedagógica dessa nova geometria, utilizando-a como um recurso interdisciplinar para a formação de professores de licenciatura. Desta forma, trazemos como objetivo geral, compreender as potencialidades da geometria fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na disciplina Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II do 5º período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Iniciaremos buscando as definições existente para o termo fractal, sua origem, as principais características dos objetos que a representam e as aplicações dessa nova geometria na atualidade. Procuramos também, definir e compreender as concepções existentes sobre a interdisciplinaridade e sua presença nos documentos oficiais sobre a educação, além de discutirmos sobre a formação do professor, procurando determinar as características que o professor da atualidade precisa ter diante das dificuldades de ensino e aprendizagem apresentadas em sala de aula. Trabalharemos com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na perspectiva de discutir com esses futuros professores, propostas de atividades que possam ser realizadas na Educação Básica, com a Geometria Fractal como suporte. Assim, entendemos que esse trabalho, ao trazer a temática geometria fractal, que é recente, aliada à interdisciplinaridade, que é objeto de discussões atuais, podemos obter grandes contribuições na formação dos futuros professores que buscam novas formas de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem na tentativa de facilitá-lo e na busca de fazer os alunos interagirem e engajarem-se mais durante esse processo.

Externo ao Programa - 2996746 - MARIANA DE BRITO MAIA
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN