Banca de DEFESA: HILMA LIANA SOARES GARCIA DA SILVA

DATA: 12/03/2019
LOCAL: IFRN - Sala 15

PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Ensino. Letramento literário. Formação leitora.

ÁREA: Educação

O estudo da língua materna na escola busca refletir sobre o uso da língua no contexto social e ter como foco os conteúdos referentes à análise linguística, leitura, escrita, oralidade e estudo de texto. No entanto, é possível identificar que, no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, ainda há um enfoque no ensino de gramática em detrimento do trabalho com a linguagem, dificultando a interação entre língua e literatura, bem como as práticas destinadas à experiência literária. Torna-se perceptível, que, quando se ensina Literatura, a centralidade dos estudos gira em torno de informações historiográficas sobre escolas literárias, características dos autores e suas obras. Os textos literários, quando são estudados, geralmente são fragmentos de obras canônicas associadas às atividades pré-determinadas pelo livro didático, as quais oportunizam pouca ou nenhuma oportunidade de desenvolvimento de práticas de letramento literário. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo geral analisar como ocorrem as práticas de letramento literário nas aulas de Literatura do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN. A partir desse questionamento central, realizamos um estudo de caso no referido campo de pesquisa, utilizando-se das técnicas de observação, aplicação de questionários e entrevista para atender os objetivos específicos deste trabalho, sendo contempladas, portanto, várias fontes de evidência. Para articular e alicerçar o estudo, fez-se necessário analisar o que dizem os documentos oficiais norteadores do Ensino Médio (BRASIL, 1999; 2008), com relação ao Ensino de Língua Portuguesa e, mais especificamente, de Literatura. Além disso, utilizamo-nos dos pressupostos teóricos sobre letramento literário, de Paulino (2007), Soares (2011) e Cosson (2014a; 2014b). Referente ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio, baseamo-nos em Lajolo (1996), Chiappini (1997) e Zilberman (2012). Com relação ao método de Estudo de Caso, alicerçamo-nos em Martins (2006) e Yin (2015). E a respeito de leitura, escola e formação do leitor, seguimos os estudos de Pontes (2012) e Petit (2009; 2013). Ainda para viabilizar as análises diante do contexto tecnológico e midiático atual, utilizamos as pesquisas sobre multiletramentos de Rojo (2009; 2012), entre outros. Diante desses aspectos, foi possível realizar uma análise a partir da triangulação dos dados obtidos na pesquisa de campo e das proposições teóricas utilizadas neste trabalho e, assim, identificar que as práticas de letramento literário utilizadas pelo professor, alicerçadas pelos círculos de leitura, são estratégias relevantes para o fomento da leitura literária nas aulas de Literatura, muito embora pudéssemos perceber que os discentes da turma ainda estão acostumados às atividades atreladas ao livro didático. Constatamos ainda que as preferências literárias dos estudantes se distanciam das obras canônicas geralmente apresentadas de forma fragmentada no livro didático de Literatura. Em suas escolhas, os discentes optam por obras e autores contemporâneos, que fazem parte do seu contexto cultural. Desse modo, verificamos que a seleção das obras literárias para o trabalho com o letramento literário, apesar de serem realizadas pelo docente da disciplina, visa a contemplar o gosto dos discentes nas aulas de Literatura.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN