POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRENA KESIA COSTA PEREIRA

DISCENTE: BRENA KESIA COSTA PEREIRA
DATA: 13/03/2019
LOCAL: Sala do POSENSINO - UERN

PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: RECONTEXTUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS NA ESCOLA

Projeto Professor Diretor de Turma. Recontextualização. Contexto Escolar.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Neste trabalho, discutimos o processo de recontextualização da política Projeto Professor Diretor de Turma no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Nossa premissa é de que políticas estão sujeitas a processos de recontextualização por meio de demandas e processos de articulações e resistências, ocorridos em meio a lutas de poder; sendo assim, nenhuma política seria simplesmente implementada. No caso dos professores pesquisados, acreditamos que esses recontextualizam as políticas visando um currículo que facilite o ensino-aprendizagem. Para a análise desse trajeto, utilizamos como política base o Projeto Professor Diretor de Turma, que está sendo eecutado em escolas públicas de ensino médio regular no estado do Ceará, desde 2008. Consideramos, aqui, a ideia de política como possibilidade de recontextualização por parte dos atores que a eecutam, vislumbrando o descentramento de poder e deixando de lado qualquer possibilidade de implementação de política no espaço escolar. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos como aporte teórico Ball (1993), Bowe; Ball (1992), Ball; Maguire; Braun (2016) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a teoria do Ciclo Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre Política descentrada com Ball (2016) e Lopes; Macedo (2011). Tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006), Ball (2016) e Silva (2017). E, para fechar, ainda que provisoriamente, nosso capítulo teórico, lançamos mão de reflexões acerca da performatividade no contexto escolar com as discussões propostas por Ball (2005; 2010) e Silva (2017). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados são entrevistas a partir de um questionário semiestruturado, realizadas com professores que estão eecutando o Projeto Professor Diretor de Turma na escola no cargo de Professor Diretor de Turma. Analisamos aqui os documentos oficiais do Projeto Professor Diretor de Turma. As recontextualizações do Projeto Professor Diretor de Turma desde suas primeiras versões são influenciadas pelo modo do governo cearense em avaliar as políticas. No contexto escolar, a gestão desempenha tentativas de implementação da política, e o Professor Diretor de Turma, sendo responsabilizado e cobrado, recontextualiza a política quando eecuta suas tarefas em meio às dimensões do contexto da escola e aos contextos em que os alunos estão inseridos. As recontextualizações são eecutadas a partir do que os Professores Diretores de Turma defendem como melhor, de acordo com seus interesses, pois eles não acreditam possuir carga horária adequada para eecutar suas funções. Algumas recontextualizações beiram perspectivas de envolvimento pessoal, que dão à política uma tradução que é centrada na resolução de problemas particulares do aluno. As recontextualizações de envolvimento pessoal são percebidas quando o Professor Diretor de Turma assume a política pra si. Vestindo uma roupagem, ele se sente na obrigação de fazer algo pelo aluno a partir do desenvolvimento de elementos afetivos. Esses esforços são justificados sempre pela tentativa de motivar os alunos e ajudá-los a ter progressos na trajetória de vida.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 630.231.304-00 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN