AUTODETERMINAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MOSSORÓ/RN
Motivação; teoria da autodeterminação; tecnologias digitais; ensino médio; educação musical.
Esse estudo teve o objetivo de compreender os processos motivacionais dos estudantes do ensino médio, em aulas de arte/música, utilizando tecnologias digitais, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (REEVE, 2006; RYAN; DECI, 2017; DECI; RYAN, 2000a); DECI, 1998). Nessa perspectiva, a motivação foi estudada com o intuito de entender o porquê de as pessoas realizarem suas tarefas. A motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, estuda os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017, 2000a), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio a autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os dados foram coletados por meio de questionário online, observação participante, entrevista – através do grupo focal – interações online e observações das filmagens. Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados. Contudo, a motivação foi considerada enigmática e multifacetada. A motivação apresentada pelos alunos dependeu bastante do estilo motivacional do professor, do ambiente social e das relações interpessoais. Os aplicativos, sites e jogos propostos neste estudo, puderam promover as necessidades psicológicas básicas dos alunos, como também possibilitou uma opção viável para o ensino de música no ensino médio.