DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO BÁSICO: O CASO DA I SEMANA ARCO-ÍRIS NO IFRN
Semana Arco-Íris. Diversidade sexual. Ensino Básico.
Nesta dissertação, caracterizada como pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, abordamos, como estudo de caso, a I Semana Arco-Íris, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Este evento foi idealizado pelo Grêmio Estudantil, no âmbito do Ensino Médio Integrado(EMI), com pretensão de questionar a heteronormatividade e a LGBTfobia. O nosso objetivo foi compreender os impactos da I Semana Arco-Íris quanto à abordagem dos temas de gênero e diversidade sexual nesse contexto do Ensino Básico, no IFRN, para a formação discente. As temáticas sobre diversidade sexual e de gênero – no Ensino Básico do Brasil, entre 2013 e primeiro semestre de 2018, disponíveis na Plataforma Sucupira – apontam que essas abordagens, apesar de necessárias, são tratadas com abjeções e silenciamentos. Em nosso referencial, os autores propõem o questionamento, a desestabilização e a superação do sexismo normativo, reiterado nas instituições de Ensino. Colhemos os dados a partir de registros sobre o evento (vídeos, fotos, carta-convite e folder) e entrevistas abertas com os/as idealizadores e organizadores/as da I Semana Arco-Íris, que compunham o quadro institucional do IFRN, em 2016. Analisamos os dados a partir da triangulação de três fontes de evidências: as revisões de literatura, o estado do conhecimento e a análise das entrevistas abertas. No PPP do IFRN, observamos referências de respeito à diversidade e combate a todas as formas de preconceito. Esse contexto favoreceu a materialização da I Semana Arco-Íris. Este evento, potencializou as discussões de gênero e diversidade sexual no âmbito do EMI do IFRN. Por isso, o evento foi considerado de suma importância, nas falas entrevistadas, uma vez que foi requerida a sua continuidade em caráter institucional. Conjecturamos que a abordagem dessas temáticas no âmbito do EMI do IFRN, por fortalecerem a ética e o respeito à diversidade sexual, potencializaram também a formação discente para o mundo do trabalho.