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Banca de DEFESA: FRANCISCO JOSÉ BALDUINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JOSÉ BALDUINO DA SILVA
DATA: 12/03/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do POSENSINO - UERN
TÍTULO:

EXAME NACIONAL DO ENSINO MéDIO: IMPLICAçõES PARA O CURRíCULO DE HISTóRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Currículo. Ensino de História.


PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nosso trabalho objetiva analisar as implicações do ENEM para o currículo de História. Discutiremos as percepções e ressignificações do ENEM a partir do trabalho docente, buscando perceber como a política de reordenamento curricular, proposta pelos reformuladores do ENEM foi atuada (enactement) pelos docentes de História na rede pública de Ensino Médio na cidade de Sobral no Estado do Ceará. Utilizamos como base teórico-metodológica a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998), nos possibilitando investigar as disputas discursivas sobre políticas curriculares nos diversos contextos de produção de políticas, nos permitindo analisar políticas públicas desde a formulação inicial até a sua atuação no contexto da prática (MAINARDES, 2006, p. 48). Para realizarmos nossa pesquisa utilizamos da perspectiva qualitativa a partir de duas abordagens de coleta de dados: a análise documental e entrevista semiestruturada. Este recorte dá-se por iniciarmos nosso trabalho analisando o contexto da produção de texto, uma vez que o texto político representa a política (MAINARDES, 2006) dirigindo-se ao atendimento de interesse público (DIAS, 2009), sendo por via destes textos que a política de currículo é divulgada e apresentada aos docentes nas escolas e é perante esses textos que os professores realizam a política no contexto da prática, decidindo aquilo que se deve aplicar (BALL; BOWE, 1998). Nossa opção por trabalhar com entrevista se deve a possibilidade de captação imediata das informações desejadas sobre variados tópicos, nos permitindo tratar de observações individuais sobre a realidade percebida diretamente com os sujeitos da pesquisa (LüDKE; ANDRé, 2015) descortinando opiniões e temas a partir da linguagem dos entrevistados, o que nos permite inferir sobre as formas como os próprios sujeitos interpretam a realidade a sua volta (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Os dados da pesquisa nos apontam que o ENEM traz implicações para o currículo de História marcadas pelo alinhamento do currículo a dinâmicas de performatividade, limitando discussões a temas entendidos como de maior importância para que os alunos realizem uma boa prova, mantendo desta feita a História do Ensino Médio de caráter propedêutica, com trabalhos destinados ao treino de candidatos a realização da prova.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - JOSÉ GERARDO VASCONCELOS - UFC
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN
Interno - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Notícia cadastrada em: 15/02/2019 11:11
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