Banca de DEFESA: MARIA VALNICE DA SILVA

DISCENTE: MARIA VALNICE DA SILVA
DATA: 12/03/2019
LOCAL: UERN SALA 04

A INTEGRAçãO CURRICULAR NO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: RESSIGNIFICAçãO DA PRáTICA DOCENTE EM ESCOLAS DO MUNICíPIO DE ARACATI/CE

Integração curricular. Projeto Jovem de Futuro. Ciclo de Políticas.

ÁREA: Educação

Nas políticas de integração de currículo destaca-se a Lei de Diretrizes da Educação Básica e seu desdobramento em documentos para o Ensino Médio, dentre os quais, as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A integração curricular tem sido também discutida pelos professores nas escolas de Ensino Médio, no âmbito do Programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco no Estado do Ceará. Dessa maneira, buscamos compreender como os professores das escolas do Estado localizada no município de Aracati ressignificaram a integração curricular do Jovem de Futuro no contexto da prática. A ressignificação no contexto da pesquisa é compreendida por meio do reconhecimento do professor como produtor de política no contexto da prática. Nesse sentido, compreendemos as políticas de integração curricular como produções desenvolvidas em diversos contextos e de forma descentralizada. O ciclo de política pensado por Ball e Bowe foi suporte teórico para analisar a política do Programa Jovem de Futuro. A escolha do ciclo dos autores para o embasamento do estudo deve-se ao entendimento de que a produção de políticas na educação acontece de forma descentralizada e em contextos. Nas análises das políticas de currículo defendemos que é no contexto da prática que as políticas são ressignificadas pela atuação dos envolvidos através de movimentos de negociação, de lutas e de resistências. Dessa maneira, a produção de política não é compreendida como uma exclusividade do estado e nem centralizada na norma. Analisamos a integração curricular em documentos, na literatura, em produções acadêmicas e no Programa Jovem de Futuro. Discutimos nas Diretrizes Curriculares e nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio a integração curricular na perspectiva da interdisciplinaridade, contextualização e competências. Por meio da discussão de Lopes, abordamos as modalidades de currículo, o currículo por competências, o currículo centrado nas disciplinas de referência e o currículo centrado nas disciplinas ou matérias escolares. A pesquisa qualitativa foi o modelo escolhido para o desenvolvimento do estudo.Utilizou-se também de procedimentos documentais e estudo de campo. Consideramos que a integração curricular em documentos para o Ensino Médio e no Jovem de Futuro apresenta perspectivas de competências, interdisciplinaridade e contextualização. Tais perspectivas buscam atribuir sentidos de qualidade ao currículo e a prática docente. Consideramos ainda que os professores entrevistados reagiram a implementação do Jovem de Futuro ressignificando as metodologias e as formações dos docentes. Por fim, concluímos que a integração curricular pode ser discutida de forma menos determinista, sem centramentos e sem atribuir identidade ao currículo.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - JOSÉ GERARDO VASCONCELOS - UFC