Desenhos que ensinam: A aplicabilidade das Histórias em Quadrinhos (HQs) como material didático no Ensino de História
Ensino de História; Histórias em Quadrinhos; A Luta Contra Canudos; Vinda da Família Real; Independência do Brasil.
A História tem sido escrita e ressignificada, sobretudo após a eclosão da influência dos Annales. A problematização das mais diversas fontes suscitou o levantamento de novos olhares sobre o campo da pesquisa historiográfica. Dentre o universo da cultura visual que se desponta, as Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma fonte engenhosa para a tessitura da história. Diante desse panorama, objetiva-se investigar a aplicabilidade das HQs no Ensino de História, tendo como base teórica os estudos de Eisner, Vergueiro, Palhares, Vilela dentre tantos outros. Assim, aborda-se com brevidade a evolução das HQs, para depois, analisar-se sua aplicabilidade em sala de aula. Faz-se uma inicialmente uma historicização sobre o ensino de História e o surgimento das HQs em âmbito escolar. Em seguida, através da análise do conteúdo de três HQs: D. João Carioca: A corte portuguesa no Brasil (1808-1821); História do Brasil em Quadrinhos e A luta contra Canudos, ambas de cunho histórico, se fornece sugestões de como as HQs podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época, quanto podem servir como material didático para promover a reflexão e despertar o senso crítico para as representações do passado, comparando imagens e trilhando novos rumos através da interdisciplinaridade.