Banca de DEFESA: MARIA VERÔNICA DA SILVA

DISCENTE: MARIA VERÔNICA DA SILVA
DATA: 01/03/2019
LOCAL: IFRN Mossoró, sala 15

Experimentação e materiais alternativos: um olhar para a formação inicial dos professores de Química

Experimentação. Materiais alternativos. Formação inicial. Ensino de Química

ÁREA: Educação

Na atualidade é possível perceber a necessidade de renovação nas formas de ensinar e aprender o que pode contribuir para a melhoria do ensino. Se tratando do ensino de Química as atividades experimentais apresentam-se como uma metodologia capaz de promover a relação entre teoria e prática, onde os estudantes conseguem perceber vários conceitos difíceis de serem visualizados em aulas estritamente teóricas. Dentro deste contexto os materiais de baixo custo que são empregados em atividades cotidianas podem ser incluídos nos roteiros das aulas, servindo para substituir equipamentos e reagentes bem como contribuindo para que os estudantes visualizem a aplicação dos conteúdos estudados. Apesar das várias discussões existentes sobre a importância de tais recursos, na formação inicial observa-se poucas abordagens quanto a este assunto. Pensando desta forma, este trabalho de dissertação tem como objetivo investigar o que é previsto para os cursos de formação inicial dos professores de Química, no que se refere a experimentação e materiais alternativos, bem como as abordagens e trabalhos feitos sobre esta temática por docentes e discentes. Para isto realizou-se esta pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Apodi, através de quatro etapas: i) realização de um estado do conhecimento referente ao tema de experimentação e materiais alternativos, ii) análise do PPC da Licenciatura em Química com o objetivo de verificar se existem referências no documento ao tema em estudo, iii) entrevistas individuais com docentes que atuam no curso e iv) entrevistas com grupo focal a uma turma do 8° período do referido curso. Quanto a análise dos dados do estado do conhecimento, PPC do curso e entrevistas foi empregado o método de análise de conteúdo de Bardin (1977; 2011). Após finalizada a pesquisa, foi possível perceber que, no que diz respeito ao estado do conhecimento, existem diversas publicações relacionadas ao tema, mas que se limitam a propostas de atividades experimentais, contudo, existem poucas publicações que se referem a atividades que tenha sido aplicada realmente nas escolas. Já no PPC foram encontradas poucas referências ao tema. As entrevistas com os docentes demonstraram que eles reconhecem a importância dos materiais alternativos para a melhoria do ensino de Química, no entanto, nota-se que existem poucos trabalhos que são desenvolvidos no curso relacionados ao tema. Por fim, os discentes demostram também conhecer a temática e já ter desenvolvido atividades a ela relacionadas.

Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Interno - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN