Banca de DEFESA: KAISER JACKSON PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: KAISER JACKSON PEREIRA DE SOUSA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: IFRN Campus Mossoró

LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DO USO SOCIAL DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NAS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Letramento Científico. Ensino. Ensino médio Integrado. IFRN.

ÁREA: Educação

O presente trabalho discute sobre se as habilidades de Letramento Científico (LC) foram construídas pelos estudantes concluintes do ensino médio integrado do IFRN campus Pau dos Ferros. A pesquisa é iniciada com as discussões sobre o tema, autores como Shen (1975), Norris e Phillips (2003), Fourez (1997), Mamede e Zimmermann (2005), Santos (2007), Soares (2016) debatem o LC, ou seja, sobre o uso dos conhecimentos escolares, principalmente os de natureza científica, por parte dos estudantes na sua vida social fora do ambiente escolar. Com o intuito de verificar a quantidade de produções acadêmicas sobre o tema, foi realizado um estado da arte no Google Acadêmico, banco de dados cada vez mais usado nos levantamentos bibliográficos. Foi constatado um número significativo das mais diversas produções, sejam elas artigos, trabalhos apresentados em eventos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de cursos de especialização. Ao ler os resumos dos trabalhos, notou-se que não havia trabalhos sobre LC no âmbito do ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica, dando assim um caráter de ineditismo a presente dissertação, ainda mais por ela ter sido desenvolvida no IFRN. Posteriormente foi feito uma análise nos principais documentos da instituição, com o objetivo de encontrar indicações metodológicas para os professores embasarem suas práticas de modo a construir habilidades de LC. Os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico (PPP), as Propostas de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). A análise documental seguiu a metodologia de Bardin (2011) e percebeu-se uma quantidade significativa de recortes dos documentos que podem auxiliar os docentes a realizar seus fazeres docentes para tentar construir nos estudantes o LC. Para avaliar se as habilidades típicas dos que são letrados cientificamente estavam sendo construídas nos estudantes foi aplicado o Test of Scientific Literacy Skills (TOSLS) elaborado por Gormally, Brickman e Lutz (2012). O número de acertos e erros das questões mostrou que algumas habilidades de LC estão sendo bem desenvolvidas nos discentes, mas outras precisam de uma maior atenção e devem ser melhor trabalhadas nos estudantes. A presente dissertação não possui nenhum caráter fiscalizador ou tenta procurar culpados por causa dos resultados, a intenção é de causar reflexão em todos os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem para que o IFRN continue sempre ofertando uma educação de qualidade, formação humana integral e emancipadora nos seus estudantes.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA - IFRN