Banca de DEFESA: IVANESSA CASTRO DE SOUSA

DISCENTE: IVANESSA CASTRO DE SOUSA
DATA: 26/02/2019
LOCAL: IFRN-Campus Mossoró

ESTUDO DOS GASES: ANÁLISE DOS CONDICIONANTES PARA UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO

Estudo dos gases; livros didáticos; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os estudos CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) representam um vasto e complexo ramo do saber com muitos focos temáticos e que agrega vários pesquisadores. O movimento CTS ou, em inglês, Science-Technology-Society (STS), surgiu nos Estados Unidos da América, na educação universitária, entre as décadas de 60 e 70. Na América Latina, a origem das discussões CTS se encontra na reflexão da ciência e da tecnologia como competência das políticas públicas. O Pensamento Latino-Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) surge no final dos anos 1960 como crítica à situação da ciência e da tecnologia e de alguns aspectos da política estatal (VACCAREZZA, 1998). Com o passar dos anos esse enfoque vem ganhando projeção. Apesar disso, percebe-se a ausência desse enfoque, em uma parcela considerável, nos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio. Deste modo, neste trabalho propôs-se a análise dos condicionantes para uma abordagem CTS no ensino médio sobre o tema Estudo dos Gases. Para tanto, foi realizada uma analise do uso das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir das qual(is) vertentes foram caracterizada: a Europeia, a Norte – Americana ou a partir das reflexões do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) no tema Estudo dos Gases. A partir da escolha do tema realizou-se uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) em 6 livros didáticos de Química de nível médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), utilizados no ano letivo de 2018. As categorias de análise foram fundamentadas a partir de pressupostos de Análise de conteúdo de Bardin (2011) que seguiu a sequência: 1) a pré-análise; 2) a exploração do material; 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação; e além deste, utilizou-se, com base nesses critérios e fundamentos, Minayo (2002), Gil (2002), Marconi (2010), Richardson et al. (2011). Nesta análise foi destacado aspectos a priori de natureza: filosófica; sociológica; histórica; política; econômica e humanística que caracteriza, segundo Rosenthal (1989), os aspectos relativos à ciência em sua dimensão mais ampla para os conteúdos do currículo CTS. Na fundamentação teórica foram utilizados autores que versam sobre CTS, por exemplo, SANTOS e AULER, (2011), SANTOS e MORTIMER (2002), NUNES (2004), CEREZO (1998), ACEVO DÍAZ (et al. 2003), PINHEIRO (2005), VACCAREZZA (1998), DAGNINO E THOMAS (2003); para ensino de ciências e teóricos da educação: POZO e CRESPO (2009), LIGOURI (2005), FOUREZ (1995), ZALESKI (2013), ALVES (2007), THIESEN (2008), LÜCK (2016), FREIRE (1975), MOREIRA (2011). A partir do resultados obtidos percebeu-se que, dos 6 (seis) livros didáticos analisados, 2 (L3 e L4) não apresentaram características dos pressupostos CTS; 2 (L6 e L1) caracterizam-se com o uso pressupostos CTS numa vertente Norte - Americana; 2 (L5 e L2) caracterizam-se com o uso pressupostos CTS numa vertente Europeia, sendo que L2 deixa bastante evidente tais características, já L5 traz de modo bastante sutil; e, consequentemente, nenhuma obra caracterizou-se pelos PLACTS. Dentro dos aspectos que caracterizam as subcategorias, considera-se que L1 apresenta um texto crítico sobre a ciência e tecnologias. Foi realizado pesquisa bibliográfica cujo objetivo era construir o Estado do Conhecimento em periódicos sobre o tema Estudo dos Gases no ensino de Química, que foi construído a partir de um estudo sistemático (com onze periódicos escolhidos segundo o Qualis-Capes). Com os dados obtidos a partir desse estudo sistemático observou-se que dos 95 artigos encontrados apenas 11 (11,6%) abordavam o tema. Realizou-se entrevistas com cinco professores de Química da rede pública de ensino, Estadual e Federal, para identificação das concepções dos professores acercas das interações CTS nos livros didáticos de Química de nível médio. a partir da análise de conteúdo das entrevistas percebeu-se que apenas um dos cinco professores identificam a importância e os aspectos das interações CTS nos livros didáticos.

Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - Josivânia Marisa Dantas - UFRN