IMAGENS RESSECADAS: A Representação Iconográfica do Nordeste Nos Livros Didáticos de História.
Representação - Livro didático – Nordeste- Iconografias.
A presente dissertação busca investigar como a região Nordeste vem sendo representada nos livros didáticos de História fornecidos pelo PNLD, refletindo sobre determinadas ideias que passaram a ser atreladas a esta região do país. Para tanto, utilizamos quatro coleções de livros didáticos de História do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, por meio da análise de imagens e discursos, além do estudo e retrospectiva histórica pertinente a temática. Os objetivos específicos da pesquisa buscam verificar os discursos regionais sobre o Nordeste (re)elaborados cientificamente, identificando reproduções de estereótipos, destacando as possíveis implicações na construção de uma imagem da região; refletir sobre o livro didático e imagens como mecanismos de produção e reprodução de representações, e analisar as diretrizes curriculares sobre os conteúdos regionais da região Nordeste com foco na observação do rompimento e/ou reprodução de paradigmas. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizando-se como referencial teórico os estudos de Gil (2008), Minayo (2001) e Fonseca (2011). No campo de análise das imagens a fundamentação foi feita a luz dos conceitos de Joly (2007), Mauad (2000) e Neiva (1993). Quanto ao conceito de representação, nos fundamentamos em Chartier (1990, 1991) e Certeau (1994), possibilitando pensar a imagem simbolicamente, do contexto de produção e suas intencionalidades. Burke (2004), Pesavento (2005) e Mauad (2004) foram referenciados no aspecto da compreensão histórica e simbólica das imagens. Sobre o livro didático nos referenciamos em Bittencourt (1993) e Schmidt (2006). Sobre o Nordeste e suas matrizes de pensamento em Albuquerque Jr (2001, 2007), Freyre (2010), Guerra (1981) e Furtado (1997). Portanto, a pesquisa apresenta reflexões sobre o ensino de História e alguns elementos de sua constituição, como o livro didático, as imagens e os discursos que (re) produzimos cotidianamente em sala de aula, muitas vezes carregados de elementos preconceituosos não perceptíveis pelo senso comum.