IMAGENS CATIVAS: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NEGRA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA APROVADOS PELO PNLD 2017.
Representações. Livros didáticos de História. Escravidão negra.
Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referência teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História.