POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MEYRE DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MEYRE DE MORAIS
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala 22 da ProPPG/UFERSA

IMAGENS MALQUISTAS. AS NARRATIVAS IMAGÉTICAS DE VIOLÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO.

PALAVRAS-CHAVE: Imagens da violência. Livro didático de História. Ensino de História.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Em diferentes períodos históricos, a violência deixou-se ser traduzida por práticas, intimidações, silenciamentos, reclusões, empreendidas por diversos povos, ora de forma sutil, ora de forma explícita. Atualmente, muitas formas de violência ganham destaques sensacionalistas nos diferentes espaços midiáticos, gerando, por vezes a banalização daquilo que deveria ser refletido, analisado e questionado também nas salas de aula. Observa-se que as imagens da violência estão disseminadas em diferentes lugares e meios. Os livros didáticos de História não são a excessão ainda que neles a violência seja pensada apenas como consequência de fatos e atos dos personagens, dos heróis, dos inimigos, dos estrangeiros, do outro. Os livros didáticos não se prestam a apenas divulgar, mas a fazer com que a reflexão venha imbutida pelos conteúdos ministrados. Assim, o ambiente escolar não se torna somente lugar de produção de conhecimento, mas um espaço em que se pode refletir inclusive sobre a violência, essa prática tão humana que gera consequências tão desumanas. A prosposta desta pesquisa se pauta, portanto, em analisar as imagens da violência presentes nos livro didático de História do Ensino Médio, para observar como este tema pode auxiliar os alunos a serem críticos, reflexivos e atuantes em sua formção. Para tanto, a metodologia será uma catalogação das imagens que podem ser traduzidas como violentas presentes, na coleção Passado e Presente. Um segundo momento, constará da análise das imagens para percebê-las também como um documento historiográfico que influencia no Ensino. Sobre as imagens, procurar-se-á traçar uma crítica documental, à luz das Histórias das Imagens. Logo, a abordagem da violência em uma perpectiva imagética quer refletir sobre a natureza dos conteúdos de História ministrados em sala de aula a fim de aguçar a criticidade na interpretação das imagens por parte dos alunos nos manuais didáticos. Para tanto, teoricamente, esta pesquisa refletirá sobre a violência expressa em imagens, sobre a percepção, sobre o livro didático e a subjetividade, ancorados nos autores: Santella (2012), Bittencourt (2004, 2009, 2010), Muller (1995, 2006), Arendt (1969/1970), Pinsky (1994), Cassiano (2013), Odalia (1983).

Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Presidente - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI