POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO WAGNER GONÇALVES DE MEDEIROS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO WAGNER GONÇALVES DE MEDEIROS GOMES
DATA: 27/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 24 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
TÍTULO:

FUNDAMENTO FILOSÓFICO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: O SUJEITO EM SUA HISTORICIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Sujeito. Ensino de história. Ensino Médio. Currículo. Interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Considerando que a) o ensino, enquanto atividade pedagógica configura-se como um processo mais complexo que a vulgar tradição de exposição linear das conquistas teóricas das ciências; b) que o centro do processo escolar é o sujeito em sua formação para a cidadania; c) que o processo ensino-aprendizagem não pode prescindir da interdisciplinaridade como fundamento; d) que a condução do processo ensino-aprendizagem fundamentada na contradição dialética entre o solipsismo do sujeito e a complexidade do real e em conjunto com o entendimento da complexidade da estrutura epistemológica dos saberes; tomados numa relação que ultrapasse os bloqueios impostos por suas respectivas metodologias segregadoras e, em favor da pluralidade e da descentralização (interdisciplinaridade); a compreensão do papel do currículo tornar-se-á transparente e, seu exercício, sobriamente praticável. Diante do exposto, pergunta-se: como a interdisciplinaridade, fundamentada na estrutura epistemológica do sujeito, contribui para uma construção (ensino) cônscia da disciplina de história no Ensino Médio? Para a elucidação da questão, objetiva-se, tomando como plano de fundo o ensino da disciplina de história: 1) evidenciar a estrutura do sujeito à luz da filosofia (sujeito epistemológico) e da ciência histórica (sujeito histórico) mediadas pelas contribuições, da geografia (sujeito espacial) e da sociologia (sujeitos pós-estrutural) – disciplinas presentes no currículo de ciências humanas do Ensino Médio; 2) demonstrar a preeminência da interdisciplinaridade como condição epistemológica inerente ao processo ensino-aprendizagem; 3) apresentar o currículo como lugar de conflito e como resultado dialético entre o sujeito e os saberes socialmente constituídos e como lugar de acesso à consciência de sua condição e constituição epistemológica de autor do saber. Para atingir os objetivos elencados, far-se-á uso do método histórico-dialético conforme Marx (1998; 2008) por entender que a construção da consciência humana se funda em suas relações histórico-materiais. Assim, em conjunto com o método fenomenológico-hermenêutico de Heidegger (2000), por concordar que as ações humanas estão diretamente condicionadas à interpretação da realidade e, por essa razão, quanto mais fundo essa interpretação adentrar na verdade do ser, tanto melhor para a apreensão do mundo em sua verdade (contextual, processual). Desse modo, constatou-se que as pesquisas que abordam o ensino negligenciam a natureza ontológica do homem, sujeito intérprete autônomo, ainda que condicionado, desenvolvendo exposições que tocam a superfície do problema sem adentrar em seu cerne. Com isso, pode-se concluir que pesquisas que têm como objeto o ensino não podem prescindir de uma hermenêutica que desvele as condições ontológicas que fundamentam a constituição histórico-social do sujeito – centro do processo educativo – por entender a relevância que este tipo de reflexão tem na compreensão da amplitude do espectro gnosiológico do discente a fim de a atividade docente, assentada nessa percepção, desenvolva competências necessárias ao estímulo da curiosidade criadora no processo pedagógico rumo à consciência gnosiológica e epistemológica necessárias ao desenvolvimento da autonomia intelectual que é preâmbulo para a autonomia ética e, consequentemente, política na práxis cidadã.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
Externo à Instituição - HENRIQUE FORTUNA CAIRUS - UFRJ
Presidente - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Notícia cadastrada em: 25/01/2019 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03