Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA

DISCENTE: ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA
DATA: 19/12/2018
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO JATOBÁ, NA CIDADE DE PATU/RN

Ensino. Questões étnico raciais. Escola. Comunidade Quilombola

ÁREA: Educação

Este trabalho tem como proposta analisar de que maneira o ensino de questões étnico-raciais é trabalhado nas escolas da comunidade quilombola do Jatobá na cidade de Patu/RN, percebendo se o ensino para as relações étnico-raciais contribui para o processo de formação humana e valorização da identidade afrodescendente. A introdução teórica deste estudo trouxe a conceituação de quilombo e a apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, fizemos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas significações no ambiente escolar. Os métodos para a realização deste trabalho abrangem desde pesquisas bibliográficas à pesquisa de campo. Esta pesquisa vislumbra retratar o quadro atual da educação quilombola no Jatobá. As políticas voltadas para a Educação Escolar Quilombola determinam que os estilos de vida, cultura, religiosidade, memórias e lutas dessas comunidades sejam considerados em todas as etapas da Educação Básica.

Externo à Instituição - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS