POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANI JORDANA DA SILVA MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANI JORDANA DA SILVA MOREIRA
DATA: 19/12/2018
LOCAL: IFRN

UNIDADES DE ENSINO POTENCIALEMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRN, CAMPUS APODI

Oficina; Aprendizagem Significativa; UEPS.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem ocorre pela intervenção do professor e pelo contínuo aprimoramento sobre sua prática pedagógica em ações de educação inicial e continuada. Assim, o meio escolar é um ambiente propício à pesquisa e à investigação do potencial de diferentes metodologias. Nesse sentido, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) – sequências de ensino fundamentadas teoricamente – estão voltadas para a Aprendizagem Significativa, uma vez que podem estimular a pesquisa aplicada em ensino, aquela voltada diretamente à sala de aula. As sequências de ensino em ciências surgem como uma tentativa de aproximar o contexto dos conhecimentos científicos da prática em sala de aula. Em função disso, o presente trabalho investigou em que medida uma intervenção didática estruturada em UEPS pôde ser vista por professores de Química, em formação inicial, como viável e interessante para trabalhar conteúdos químicos e também, qual a receptividade dos participantes em relação à proposta de utilizar as UEPS como estratégia de ensino. Para isso, aplicamos uma oficina intitulada “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: uma contribuição à formação inicial de professores de Química do IFRN, campus Apodi”, embasada pela teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A oficina foi realizada com discentes do curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. Adotamos neste trabalho a pesquisa quantitativa, com o uso da escala de Likert, e qualitativa, a partir da pesquisa ativa, na forma de pesquisa-ação. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística clássica, usando como medidas de centralidade, a média aritmética e desvio padrão. Quanto aos dados qualitativos, construíram-se à partir da Análise de Conteúdo, de Bardin e aplicação de um questionário com questões de múltipla escolha. Os dados sobre a avaliação da oficina indicaram que os discentes perceberam as UEPS como interessantes para serem utilizadas em suas aulas, entretanto, consideradas pouco viáveis, em virtude de aspectos relacionados ao tempo destinado à sua preparação e também por desenvolverem uma prática ainda atrelada ao ensino tradicional, no qual o professor é tido como o detentor do conhecimento. Esperamos que as reflexões oriundas da oficina, possam colaborar numa perspectiva de mudança no ensino.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN