POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIBSON ALVES MARINHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIBSON ALVES MARINHO DA SILVA
DATA: 29/11/2018
LOCAL: Sala Projeção III / IFRN

AUTODETERMINAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NA ESCOLA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS.

Motivação. Teoria da Autodeterminação. Tecnologias digitais. Ensino médio. Educação musical.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esse estudo tem o objetivo de compreender os processos motivacionais dos estudantes do ensino médio, em aulas de arte/música, utilizando tecnologias digitais, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (REEVE, 2006; RYAN; DECI, 2017; DECI; RYAN, 2000a); DECI, 1998). A motivação é estudada com o intuito de entender o porquê de as pessoas realizarem suas tarefas. Desse modo, a motivação é influenciada por dois fatores: intrapessoais e interpessoais, ou seja, a Teoria da Autodeterminação (TAD) estuda os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017, 2000a), em ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio a autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um ambiente de vínculo social (sentimento de pertencimento). Desse modo, são considerados os contextos que promovem a motivação autônoma. Para alcançar os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral na perspectiva de André Morin (2004). Os dados foram coletados por meio de questionário online, observação participante, entrevista através do grupo focal, interações online e observações das filmagens. Para o tratamento dos dados usamos a codificação aberta e para as análises empregamos o método da triangulação de dados e a amostragem teórica. Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada. Contudo, a motivação foi considerada enigmática e multifacetada. A motivação apresentada pelos alunos depende bastante do estilo motivacional do professor, do ambiente social e das relações interpessoais.

Presidente - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Externo à Instituição - MÁRIO ANDRÉ WANDERLEY OLIVEIRA - UFRN