POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENA KESIA COSTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENA KESIA COSTA PEREIRA
DATA: 28/11/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do 2° período de Pedagogia - Faculdade de Educação (FE) - UERN
TÍTULO:

PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: RECONTEXTUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS NA ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto professor diretor de turma; recontextualização; contexto escolar.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho discute o processo de recontextualização de políticas no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Para a análise desse trajeto, utilizamos como política base o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que está sendo executado em escolas públicas de ensino médio regular no estado do Ceará, desde 2008. Consideramos, aqui, a ideia de política como possibilidade de recontextualização por parte dos atores que a executam, vislumbrando o descentramento de poder e deixando de lado qualquer possibilidade de implementação de política no espaço escolar. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos como aporte teórico autores como Ball (1993), Bowe; Ball (1992), Ball; Maguire; Braun (2016) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a teoria do Ciclo Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre Política Descentrada com autores como Ball (2016) e Lopes; Macedo (2011). Ainda no capítulo teórico, tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006), Ball (2016) e Silva (2017). E, para fechar, ainda que provisoriamente, nosso capítulo teórico, lançamos mão de reflexões acerca da Performatividade no contexto escolar com as discussões propostas por Ball (2005; 2010) e Silva (2017). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados são entrevistas a partir de um questionário semiestruturado, que serão realizadas com professores que estão executando o PPDT na escola no cargo de Professor Diretor de Turma; também são analisados aqui os documentos oficiais do próprio PPDT. Nossa premissa é de que políticas estão sujeitas a processos de recontextualização por meio de demandas e processos de articulações e resistências, ocorridos em meio a lutas de poder; sendo assim, nenhuma política seria simplesmente implementada. No caso dos professores pesquisados, acreditamos que esses recontextualizam as políticas visando um currículo que facilite o ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Externo à Instituição - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 13/11/2018 13:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01