PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: RECONTEXTUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS NA ESCOLA
Projeto professor diretor de turma; recontextualização; contexto escolar.
Este trabalho discute o processo de recontextualização de políticas no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Para a análise desse trajeto, utilizamos como política base o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que está sendo executado em escolas públicas de ensino médio regular no estado do Ceará, desde 2008. Consideramos, aqui, a ideia de política como possibilidade de recontextualização por parte dos atores que a executam, vislumbrando o descentramento de poder e deixando de lado qualquer possibilidade de implementação de política no espaço escolar. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos como aporte teórico autores como Ball (1993), Bowe; Ball (1992), Ball; Maguire; Braun (2016) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a teoria do Ciclo Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre Política Descentrada com autores como Ball (2016) e Lopes; Macedo (2011). Ainda no capítulo teórico, tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006), Ball (2016) e Silva (2017). E, para fechar, ainda que provisoriamente, nosso capítulo teórico, lançamos mão de reflexões acerca da Performatividade no contexto escolar com as discussões propostas por Ball (2005; 2010) e Silva (2017). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados são entrevistas a partir de um questionário semiestruturado, que serão realizadas com professores que estão executando o PPDT na escola no cargo de Professor Diretor de Turma; também são analisados aqui os documentos oficiais do próprio PPDT. Nossa premissa é de que políticas estão sujeitas a processos de recontextualização por meio de demandas e processos de articulações e resistências, ocorridos em meio a lutas de poder; sendo assim, nenhuma política seria simplesmente implementada. No caso dos professores pesquisados, acreditamos que esses recontextualizam as políticas visando um currículo que facilite o ensino-aprendizagem.