Banca de DEFESA: ELYS GARDENIA DE FREITAS LOPES

DISCENTE: ELYS GARDENIA DE FREITAS LOPES
DATA: 27/11/2018
LOCAL: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN

O USO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PROPOSTA PBL: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE MEDICINA.

Aprendizagem Baseada em Problema. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramenta computacional Problem. Medicina. Ensino-aprendizagem.

ÁREA: Educação

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes em todas as áreas, especificamente na educação, contribuindo para o surgimento de metodologias ativas de ensino. Como exemplo dessas metodologias, pode-se destacar neste trabalho a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL), que é um método de ensino que altera a ótica de como ocorre o processo de ensino-aprendizagem, trazendo para o aluno o papel de protagonista e para o professor o de facilitador. A aplicação dessa metodologia emprega o uso de problemas como um mecanismo de estímulo à aprendizagem e como forma de desenvolver as habilidades. Logo, os alunos aprendem ao passo que interagem na resolução de um problema proposto. A dinâmica de execução da PBL possibilita que os problemas propostos possam ser formulados tomando como referência o emprego de variadas fontes, como, por exemplo, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar, no âmbito pedagógico, o processo de ensino-aprendizagem produzido por meio da utilização simultânea da ferramenta computacional Problem e da metodologia PBL. Essa combinação permite o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a aplicação síncrona entre teoria e prática. A utilização dessa ferramenta objetiva auxiliar o facilitador e os alunos na implantação da PBL no AVA Moodle. A metodologia utilizada fundamenta-se no emprego do ciclo de execução da Aprendizagem Baseada em Problema, aplicado por meio da ferramenta computacional Problem, na modalidade de ensino Educação a Distância. Quanto aos métodos de pesquisa, foram utilizados procedimentos de natureza quali-quantitativa, sendo metodologicamente aplicados o estudo de caso e a estatística descritiva, respectivamente. Os fundamentos metodológicos da pesquisa estão apoiados nos critérios de Barrows (2006), Hmelo-Silver (2006), Moran (2018) e na formulação de duas hipóteses propostas por Correa (2003). Como resultado da pesquisa foi possível empregar um módulo de suporte à PBL integrado ao Moodle, com o propósito de atender às principais metas relacionadas ao cumprimento do ciclo de aplicação dessa metodologia, bem como auxiliar estudantes e facilitadores durante o processo de ensino-aprendizagem.

Externo à Instituição - CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE - UERN
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO