POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYVILANE FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYVILANE FERNANDES DOS SANTOS
DATA: 22/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: UERN - FE - Sala de Multimídia I
TÍTULO:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: RESSIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Iniciação científica. Ressignificação. Contexto da prática


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No presente projeto de pesquisa temos por escopo investigar como os professores atuantes em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio ressignificam as políticas curriculares de iniciação científica no contexto da prática. Para fundamentar o estudo utilizamos como aporte teórico o ciclo de políticas (BALL, 2002, 2004, 2010); (BALL MAGUIRE; BRAUN, 2016) (BALL; (MAINARDES, 2017); os estudos de currículo de (LOPES 2011; LOPES e MACEDO 2006, BALL, 2016); (OLIVEIRA e LOPES, 2017); e ainda as discussões propostas por autores da filosofia e sociologias das ciências como (SANTOS, 2001, 2007); (KUHN; 2007); (MORIN, 2000, 2005). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados são a entrevista semiestruturada e análise de documentos oficiais (LDB, PCN, BNCC). Entendemos, em sede de considerações parciais, que as políticas de iniciação científica não são simplesmente implementadas nas escolas, mas estão sujeitas a processos de tradução e criação, demandas e resistências profissionais, perpassadas por elementos de performatividade, virtualidades e accountability e encenadas no contexto da prática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN
Interno - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Notícia cadastrada em: 07/11/2018 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03