INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: RESSIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Iniciação científica. Ressignificação. Contexto da prática
No presente projeto de pesquisa temos por escopo investigar como os professores atuantes em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio ressignificam as políticas curriculares de iniciação científica no contexto da prática. Para fundamentar o estudo utilizamos como aporte teórico o ciclo de políticas (BALL, 2002, 2004, 2010); (BALL MAGUIRE; BRAUN, 2016) (BALL; (MAINARDES, 2017); os estudos de currículo de (LOPES 2011; LOPES e MACEDO 2006, BALL, 2016); (OLIVEIRA e LOPES, 2017); e ainda as discussões propostas por autores da filosofia e sociologias das ciências como (SANTOS, 2001, 2007); (KUHN; 2007); (MORIN, 2000, 2005). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados são a entrevista semiestruturada e análise de documentos oficiais (LDB, PCN, BNCC). Entendemos, em sede de considerações parciais, que as políticas de iniciação científica não são simplesmente implementadas nas escolas, mas estão sujeitas a processos de tradução e criação, demandas e resistências profissionais, perpassadas por elementos de performatividade, virtualidades e accountability e encenadas no contexto da prática.