NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino de História. Narrativas (Auto)biográficas. PIBID
Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral é investigar a partir das narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do PIBID as implicações deste programa na constituição de saberes é práticas para o ensino de história. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios da pesquisa (auto)biográfica e teorias para o ensino de História. Participam desta investigação 05(cinco) docentes, 24 à 25 anos de idade, que vivenciaram suas experiências no PIBID entre os anos de 2012 à 2016. O corpus utilizado para análise integra-se com 05(cindo) entrevistas narrativas, além de registros no diário de campo da pesquisadora. As fontes serão recolhidas entre os meses de agosto à setembro de 2018. A análise será pautada nas concepções de Jovchelovitch; Bauer (2002) a partir da redução gradual do texto, através da transcrição - texto na integra, paráfrase- primeira redução e palavras chave- palavras chave.