A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE CIENCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA 13ª DIREC.
Formação inicial, Formação continuada, Ensino de Ciências Naturais.
Com o aparecimento das novas tendências pedagógicas o professor passa a ser, não um depositante do conhecimento, mas sim um mediador. O docente tem então novos desafios a ser enfrentados, com novas atribuições e novas exigências. Para tanto, a fim de se formar professores capacitados para atender essa demanda, houve então uma necessidade de se estudar a formação do formador. A partir disso teve um aumento no numero de pesquisas e estudos, teses e dissertações que abordam esse tema. Com a pesquisa voltada para essa temática, sobre a formação inicial do professor, percebeu-se a necessidade de se estudar também a qualidade da formação continuada desses docentes, não somente a qualidade, mais também a importância que esse profissional dava a sua formação, e a qualidade da formação em si oferecida a esses profissionais. Com a preocupação em estar avaliando, conhecendo e estudando, as concepções, programas e vertentes da formação inicial e continuada, como também os cursos ofertados e as metodologias usadas. Ainda ha na literatura uma escassez de trabalhos com esse tema. Um levantamento feito para a elaboração deste trabalho aponta que no período de 2008-2018 foram encontradas 20 publicações, entre tese dissertações e artigos, com essa temática, porem, esses números são pequeno se analisada a extinção do país e o período de tempo. A proposição desta pesquisa teve origem no interesse em relação aos dilemas enfrentados pelos professores das disciplinas de Química, Física, Biologia, e Matemática. A pesquisa será feita através de entrevistas com os docentes da 13ª Direc. Com isso, almeja-se com esse estudo conhecer aspectos da formação inicial dos professores atuantes, bem como sua busca por uma formação continuada.