Banca de QUALIFICAÇÃO: HILMA LIANA SOARES GARCIA DA SILVA

DATA: 25/10/2018
LOCAL: SALA 15 - IFRN

PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Ensino. Letramento literário. Formação leitora.

ÁREA: Educação

O estudo da língua materna na escola aponta para uma reflexão sobre o uso da língua na vida e na sociedade (BRASIL, 1999). Desse modo, o estudo da linguagem ganha um foco central e os conteúdos referentes à análise linguística, leitura, escrita, oralidade e estudo de texto estabelecem uma relação entre si. No entanto, é possível identificar que no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio ainda há um enfoque no ensino de gramática em detrimento do trabalho com a linguagem, dificultando a interação entre língua e literatura, bem como as práticas destinadas à experiência literária. Torna-se perceptível, então, que quando se ensina Literatura, a centralidade dos estudos gira em torno de informações historiográficas sobre escolas literárias, características dos autores e suas obras. Os textos literários, quando são estudados, geralmente são fragmentos de obras canônicas associadas às atividades do livro didático. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo geral analisar como ocorrem as práticas de letramento literário nas aulas de Literatura do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mossoró. Através de um estudo de caso, foi possível identificar como ocorrem essas práticas de letramento pelos professores, observando-se também como são feitas as escolhas das obras literárias trabalhadas em sala aula, bem como conhecer as preferências de leitura dos alunos. Além disso, fez-se necessário compreender o que dizem os documentos orientadores do Ensino Médio com relação ao Ensino de Língua Portuguesa e, mais especificamente, de Literatura. Para embasar o nosso estudo utilizamo-nos dos pressupostos teóricos sobre letramento literário, de Paulino (2007), Soares (2011) e Cosson (2014a; 2014b); sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, de Chiappini (1997), Com relação ao método de Estudo de Caso, Martins (2006) e Yin (2015); a respeito de leitura, escola e formação do leitor, Colomer (2003); Pontes (2012) e Petit (2009; 2013); sobre multiletramentos, Rojo (2009; 2012). No que se refere às orientações curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 1999; 2008); sobre o ensino de Literatura no Ensino Médio, Lajolo (1996) e Zilberman (2012), entre outros. O presente estudo de caso foi realizado em uma escola pública estadual de Ensino Médio da cidade de Mossoró, com um professor de Língua Portuguesa e estudantes de uma turma da 2ª série, utilizando-se das técnicas de observação, aplicação de questionários e entrevistas, sendo contempladas, portanto, várias fontes de evidência. Os dados estão em análise, não sendo possível um resultado final neste momento.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN